20/08/2024

Experiência e dedicação são chave para a fidelização de clientes


Compartilhe:

Buscando sempre aprimorar seus conhecimentos técnicos, o tratador Elton de Lima está há cerca de 12 anos atuando com excelência no mercado de piscinas do Paraná

Há doze anos atuando como tratador de piscinas na cidade de São Jorge do Ivaí, no Estado do Paraná, Elton de Lima, começou sua carreira de uma forma inesperada e regada a muita curiosidade e vontade de aprender. O profissional, que trabalhava em uma lanchonete, soube que seu chefe havia adquirido uma piscina, mas não havia quem pudesse cuidar da estrutura e realizar o tratamento adequado da água. Ao saber que a cidade não contava com nenhum piscineiro, Elton se inteFeressou pela possibilidade de trabalhar nessa área e procurou adquirir conhecimento por todos os meios possíveis.

“Fui atrás de saber mais sobre piscinas e, como não havia nenhum profissional da área na cidade, paguei para que um piscineiro de uma cidade vizinha me desse um curso sobre o assunto. Meu objetivo era aprender sobre a casa de máquinas, principalmente. Depois disso, fiz outro curso e passei a buscar clientes na cidade. Comecei com dois e, com o tempo, foram surgindo mais pessoas interessadas em contratar meu serviço”, conta.

Em determinado momento, conforme o aumento da demanda e dos novos clientes, Elton se viu na necessidade de escolher entre suas ocupações. Ele então decidiu se dedicar totalmente ao trabalho como tratador de piscinas e, com o tempo, foi expandindo seu negócio também para cidades vizinhas à sua. Atualmente, o profissional é responsável por mais de 100 piscinas. Além disso, foi necessário contratar três funcionários para dar conta da demanda crescente.

Conforme o crescimento da cartela de clientes, os objetivos de negócios de Elton também crescem. Ele conta que, atualmente, um de seus objetivos profissionais é abrir uma loja de piscinas para comercializar produtos e serviços relacionados ao mercado de piscinas. “Quero abrir um comércio que ofereça desde os serviços de construção até os produtos finais, que são fundamentais para o tratamento adequado da água”.

Elton de Lima atua como tratador de piscinas na cidade de São Jorge do Ivaí, no Estado do Paraná.

Após anos se dedicando a obter conhecimento e oferecendo um serviço de qualidade aos seus clientes, Elton aprendeu também a observar as diversas movimentações do mercado de piscinas na região em que atua. Com esse olhar apurado, ele afirma que os maiores desafios do setor hoje em dia é conscientizar as pessoas sobre a importância de um tratamento adequado para a água da piscina, uma vez que muitos consumidores ainda não consideram essa parte da manutenção como algo essencial.

“A água da piscina precisa ser tratada de forma correta, seguindo todos os parâmetros de segurança para garantir a saúde dos banhistas, mas existem pessoas que não querem investir nessa parte, às vezes até por considerar esse custo como algo desnecessário. Existem muitas situações em que a pessoa acaba só jogando cloro na água, sem se preocupar com a quantidade, a qualidade do produto e, principalmente, corrigir os parâmetros para manter a água saudável e cristalina”, explica.

Mas apesar desse e de outros desafios do ramo, Elton deixa um recado bastante positivo para os interessados em iniciar uma carreira como tratador de piscinas. “É um ramo muito bom para trabalhar, e a tendência é que cresça e se desenvolva cada vez mais. Eu sempre indico que as pessoas tentem adentrar a esse mercado, pois é um mercado no qual existem vários meios de fechar bons negócios, e existe espaço para que as pessoas entrem, aprendam e se desenvolvam. Esse é também um caminho para oferecer mão de obra qualificada e produtos de qualidade, para que o mercado continue competitivo e atrativo para todos”, conclui.

 

Fonte: Revista Edição 171