Faça seu login

Práticas da Sustentabilidade

Postado em 8 de janeiro de 2016 | 0 comentários

Matéria publicada na revista Anapp – Edição 124

Para que uma empresa seja considerada sustentável ela precisa adotar práticas como as seguintes:

  • 1 – Usar sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.
  • 2 – Usar racionalmente a água e a energia elétrica.
  • 3 – Reciclar o lixo sólido.
  • 4 – Reutilizar sobras de matéria-prima.
  • 5 – Criar projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
  • 6 – Adotar projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.
  • 7- Usar materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.
  • 8 – Usar sacolas biodegradáveis (caso de supermercados, por exemplo).
  • 9 – Usar filtros que retêm os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial.
  • 10 – Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.
  • 11 – Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.
  • 12 – Não utilizar, em hipótese alguma, trabalho infantil, forçado ou escravo.
  • 13 – Respeitar as leis ambientais do país.
  • 14 – Usar fontes de energia limpa e renovável nos processos de produção, quando possível.
  • 15 – Não discriminar pessoas nos processos de seleção por causa de raça, cor, religião, opção sexual e etc. Respeitar os princípios de igualdade de direitos no processo seletivo.
  • 16 – Respeitar as leis trabalhistas do país, pagando salários justos e garantindo todos os direitos dos trabalhadores.
  • 17 – Adotar práticas de produção que garantam a total segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.
  • 18 – Produzir mercadorias e prestar serviços que não coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos consumidores.
  • 19 – Firmar contratos claros, objetivos e justos com consumidores e outras empresas.
  • 20 – Manter um sistema de atendimento ao consumidor (SAC) eficiente.
  • 21 – Informar de forma adequada os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam. Além disso, é importante que a empresa oriente seus consumidores a respeito do descarte das embalagens, produtos com validade vencida ou que não serão mais utilizados por qualquer outro motivo.
  • 22 – Adotar, quando for o caso, o sistema de logística reversa, evitando o descarte inadequado de determinados produtos no meio ambiente. Empresas fabricantes de pneus, pilhas, baterias, medicamente e outros produtos que possam poluir o meio ambiente devem utilizar este processo.
  • Não importa quantas ações a empresa consiga adotar. A essência da sustentabilidade está na contribuição para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento social e humano, iniciativas que irão repercutir na imagem que a empresa passa para seus clientes. É bom lembrar, também, que ser sustentável vai muito além de receber prêmios e reconhecimentos: mesmo quando estes não vêm, ainda assim, o meio ambiente agradece.

    Com informações dos sites: isebvmf.com.br, bmfbovespa.com.br, gvces.com.br, ifc.org, suapesquisa.com e exame.abril.com.br

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *