07/12/2018

Comunicado Importante - Prevenção de Acidentes


Compartilhe:
Esclarecimento à Sociedade
A ANAPP, Associação Nacional de Empresas e Profissionais de Piscinas, com o objetivo de prestar esclarecimento à sociedade ressalta que todo o produto químico de tratamento de piscinas deve ser aplicado conforme as orientações da embalagem do fabricante e por profissional capacitado habilitado.
A cloração é o principal tratamento para a desinfecção de águas de piscinas e praticada em todo o mundo.
O cloro para essa finalidade pode ser proveniente de diversos tipos de produtos químicos como hipoclorito de cálcio, dicloro, tricloro, hipoclorito de sódio, dentre outros; cada um com características químicas e físicas particulares.

Assim, dadas essas características e propriedades, esses diferentes produtos quando misturados podem reagir entre si liberando gases tóxicos principalmente cloro gás entre outros. As vezes essa reação pode resultar até em explosão e incêndio.
Portanto cumpre-nos alertar os responsáveis pelo tratamento de águas de piscinas que sigam rigorosamente as instruções de uso impressas nas embalagens dos produtos. Nunca misture produtos químicos de naturezas diferentes. Adicione os produtos químicos, não só cloro, puros ou solução, somente à água da piscina.
 
Recomendação de uso:
 
  • Adicionar o produto químico somente à água. Quando for necessária a pré-dissolução fazê-lo em recipiente separado.  Nunca misturar com nenhum outro tipo de produto químico.
  • Nunca misturar sobra de produto de uma embalagem com produto de outra embalagem, mesmo que seja do mesmo fabricante.
  • Sempre utilizar equipamentos de proteção individual (óculos de segurança para produtos químicos, luvas, roupas impermeáveis e máscara).
  • Utilizar recipiente plástico dosador limpo e seco para retirar o produto da embalagem.