Faça seu login

Conheça a diferença entre cloro, hipoclorito e água sanitária

Postado em 15 de dezembro de 2016 | 0 comentários

É comum as pessoas se confundirem ao falarem sobre cloro, hipoclorito de sódio e água sanitária. No entanto, há diferenças significativas entre os três produtos.

Conheça a definição de cada um segundo a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).

Cloro

É uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso e, em seu estado puro, não está disponível para compra no comércio. Como reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, ele é encontrado na natureza apenas formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. É a partir dele que é feito o hipoclorito de sódio, o ‘cloro’ de piscina e a água sanitária

Hipoclorito de sódio

É um produto obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% a 13% de cloro ativo. O produto, que só pode ser usado se for dissolvido em água, serve para desinfetar águas destinadas ao consumo humano, piscinas e em processos de limpezas domésticas e hospitalares. É usado, ainda, como matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

Água sanitária

Obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água, a água sanitária destina-se à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral. Também é eficiente na desinfecção como hipoclorito de sódio, sendo menos perigosa e mais adequada ao uso diário.

 

Fonte: Notícias ao Minuto

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *