Faça seu login

Nadar desde a infância é fundamental

Postado em 6 de agosto de 2014 | 0 comentários

A natação pode ser uma habilidade tão importante quanto às aulas de educação física. O motivo é que a prática pode salvar vidas, caso a criança caia em alguma piscina, rio ou açude. É comum dos pais terem receio de que seus filhos tenham contato com a água – o que deixa as crianças desencorajadas.
Quarenta centímetros de água é o que cabe em um balde. Parece pouco, mas é o suficiente para que uma criança se afogue. Se os pais redobrarem a atenção, a meninada pode cair de cabeça em simples piscinas infláveis e não conseguir levantar.
São muitas as crianças que não sabem nadar. Só nos Estados unidos, afogamento é a segunda causa de morte entre pessoas de 1 a 19 anos.
O Brasil fica em segundo lugar, quando o registro de óbito é afogamento.
Crianças de 1 a 14 anos perdem as suas vidas em piscinas, praias e rios brasileiros. O registro de acidentes perde só para fatalidades de trânsito.
De olho nos dados, a Academia Americana de Pediatria reforça o conselho de que crianças a partir dos 4 anos devem aprender a nadar.
A corporação ressalta que menores de 1 a 4 anos tem menor probabilidade de se afogar – quando tem aulas de natação.
Um grande obstáculo é o medo que a criança enfrenta quando se depara com o universo aquático nas primeiras vezes. No caso, aulas são dadas com professores de natação – o que não afasta a vigia dos pais durante os treinamentos. A orientação para os pais que querem matricular os filhos em atividade aquática, na rotina dos filhos é tentar encontrar uma zona de conforto. É comum que o público infantil sinta medo ou fique tenso quando vê água por perto, pode não querer fazer a aula em grupo. No caso, turmas menores ou aulas particulares podem ajudar na tranquilidade da garotada. Além disso, é necessário conversar com o professor para que ele esteja ciente das limitações da criança.

Fonte: The New York Times

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *