17/05/2018

Um brinde na Piscina!


Compartilhe:

Por Kesher Agência de Conteúdo

Imagine a cena: o sol iluminando a água cristalina, muito calor, amigos e alegria!

Para completar o cenário, nada melhor do que continuar desfrutando do am­biente sem sair da piscina, com um belo bar para oferecer a todos deliciosos petiscos e as mais variadas bebidas para se refrescar. O bar da piscina é o lugar para conhecer novas pes­soas e curtir com velhos amigos.

Seja nas residências, clubes ou hotéis, o também chamado bar molhado é um grande atrativo e pode ser o destaque no ambiente decorado, com a atmosfera informal e diver­tida da área de lazer. Para construí-lo, não é necessário muito espaço, mas um bom plane­jamento com a ajuda de uma empresa espe­cializada. Isso pode fazer toda a diferença!

“O bar para a piscina é um projeto aparen­temente simples. Consiste em um espaço ao lado da piscina, em que o chão do bar molha­do fica no mesmo nível do chão da piscina. O bar pode ter pia, geladeira, churrasqueira, cobertura de laje, telhado ou sapê. Na parte interna da piscina, normalmente coloca-se bancos de aço inox, próprios para resistirem à ação da água clorada, sem oxidar. Quando for construir uma piscina, é sempre recomendá­vel procurar um especialista em construção da mesma, há muitos engenheiros e arquite­tos com ampla experiência nesta área”, expli­ca o engenheiro civil Marcelo Soares da Spar­ta, empresa especializada em construção de piscinas e bares molhados.

Edicao-136_em-baixa_última-54

Não importa qual é o estilo do local, clás­sico, neoclássico, moderno, rústico, praiano, contemporâneo, o bar pode acompanhar esse estilo trazendo elementos de iluminação, aca­bamento, revestimentos que ajudam a com­pletar a beleza do projeto. “O arquiteto, enge­nheiro ou designer tem uma liberdade muito ampla no momento de desenvolver os proje­tos”, afirma Marcelo. “A ideia dos bares está muito ligada ao conforto e beleza que eles oferecem em resorts consagrados. Por isso, os clientes querem levar para suas casas este en­canto e conforto”, destaca o arquiteto de be­líssimas residências, Aquiles Nicolas Kilaris.

Sem dúvida, o desejo de ter um bar ins­talado na piscina é agregar ainda mais di­versão e comodidade ao lazer no local. “As piscinas contemporâneas não são proje­tadas apenas para banhos. Nelas, são co­locados mais elementos funcionais e que também contribuem com a beleza do espa­ço como um todo. Entre esses elementos podemos destacar, spa, pontes, prainhas, bares, banquetas, mesinhas de apoio, que­das d’água, raias e áreas de contemplação e descanso”, informa o arquiteto.

Se este espaço é tão pequeno que não com­porta a construção do bar, não é necessário abrir mão da ideia. Uma bela área gourmet pode ser decorada com móveis para a área externa e elementos que remetem ao estilo arquitetônico da casa. “Como nem sempre a área para sua construção é grande, optamos por colocar banquetas e mesas de apoio den­tro da piscina. E a área de preparo de drinques e petiscos fica localizada no espaço gourmet, que, em nossos projetos, é integrada com a piscina”, afirma Aquiles.

Edicao-136_em-baixa_última-52

Uma consideração muito importante no momento de desenvolver o projeto de cons­trução do bar é levar em conta o seu posici­ção em relação ao sombreamento. Afinal, o objetivo é servir e, ao mesmo tempo, ter um espaço de integração com aqueles que estão se divertindo dentro da piscina. Deve ser um local aconchegante e com bancos confortáveis. “Tanto para os bares como para banquetas e mesas de apoio, o impor­tante é posicionar o local em uma área de sombra confortável, para poder ser usado na maior parte do dia”, confirma Aquiles.

Outra consideração importante é em relação à segurança. “No momento de projetar a pisci­na, deve-se atentar ao melhor local para instalar os bancos, para que os banhistas não se ma­chuquem ao pular na piscina. Em um projeto, a segurança sempre deve ser observada. Um bar molhado poderá ser um fosso ao redor da pisci­na e haverá riscos de uma pessoa se descuidar e cair dentro. Então, deve-se pensar em formas de proteção quanto a isso, colocando guarda corpo, vasos com plantas e outras formas que si­nalizem de forma eficaz que ali há um desnível considerável”, informa o engenheiro.

Outra questão de segurança é que como trata-se de uma área molhada, o piso deve ser antiderrapante e se ficar exposto ao sol antitérmico também, tendo em vista que os banhistas podem querem usufruir do espaço descalços. Os pontos elétricos devem estar os mais protegidos da água possível sendo indis­pensável respeitar as normas da ABNT e uti­lizar disjuntores DR’s no circuito que alimen­tam esta área. Em suma, antes de construir, procure uma empresa responsável e com um bom corpo técnico para realizar um projeto seguro, bonito e viável”, continua Marcelo.

Segurança também tem a ver com higiene. O arquiteto Aquiles observa que os materiais usados como balcão, por exemplo, devem ser mais altos para evitar a sujeira. A piscina que tem um bar instalado, sempre vai ter uma quantidade maior de detritos lançados na água em relação àquelas que não têm o bar, por isso é muito importante cuidar de forma eficaz do tratamento da água e a limpeza das instalações. “Além da parte estrutural o bar molhado ainda tem algumas características importantes, como por exemplo, ele pode fi­car abaixo do nível de escoamento natural de água do terreno, neste caso podendo vir a ala­gar. Deve-se pensar na drenagem da água que cai no bar e da água que será utilizada para sua limpeza. É de suma importância projetar um ralo nesta área.

Em situações especiais, será necessário utilizar bombas para drenagem de água, em situações mais simples, somente colocar o ralo e conectá-lo na rede de água pluvial”, es­clarece Soares.

É importante, antes de construir, pro­curar uma empresa capacitada e com um bom corpo técnico para realizar um proje­to seguro, bonito e viável”, completa o es­pecialista da Sparta.

Se a escolha é ter uma piscina de vinil, também é possível instalar um bar, res­peitando a determinadas regras. O enge­nheiro Marcelo explica que, em piscinas de vinil, são comuns os projetos com bar molhado. Os chumbadores dos bancos em aço inox, que ficam dentro da piscina, são “flangeados”. Assim, não correm o risco de vazamento: a parede em que ficará para o bar molhado deverá ser mais reforçada. Um detalhe é que o banco é móvel e deve-se ter cuidado todas as vezes que forem ti­rados ou colocados para que não bata fora do chumbador. Caso isso ocorra, poderá rasgar o vinil.

Se o assunto é instalar o bar em uma pisci­na já existente, em qualquer situação, o arqui­teto Aquiles faz o alerta. “Para avaliar os riscos para a estrutura da piscina, é preciso contra­tar um engenheiro calculista que analise esta adaptação. Feito de acordo com as normas, não há problemas”.

Para aqueles que já tem uma piscina e não projetaram o bar, mas desejam fazê-lo agora, o engenheiro civil detalha. “Este é um assun­to que deve ser tratado com bastante critério. Existe na estrutura da piscina, uma força na ho­rizontal, provocada pela água, que chamamos de empuxo positivo. E, por outro lado, há uma força na horizontal, de sentido contrário, provo­cado pelo solo de empuxo negativo. Estas forças podem entrar em equilíbrio, aliviando os esfor­ços que atuam na parede da piscina. Quando se retira o solo por meio de uma escavação na lateral da piscina, pode ocorrer uma oscilação de esforços, que provocam patologias na estru­tura da piscina, ou até, em um caso mais extre­mo, a ruptura da sua parede. Piscinas em que o engenheiro de estruturas dimensiona a parede para receber o empuxo, hora com a piscina va­zia, com o empuxo de terra, e hora com a pisci­na cheia, sem esforços da terra, podem receber o bar molhado, sem maiores problemas nestas circunstâncias estruturais”.

Obedecendo a essas dicas, certamente você poderá usufruir ainda neste verão, de deliciosos petiscos e bebidas geladas, acom­panhado de amigos, da família, em um lindo visual no bar da piscina.

Fonte: Revista Anapp Edição 136