26/03/2024

Tendências de arquitetura para área externa focam em unir inovação e sustentabilidade!


Compartilhe:

Com os olhares cada vez mais voltados para o meio ambiente e tecnologias alternativas, os clientes buscam por opções inovadoras de design

 

Feche os olhos e lembre-se de um espaço construído há 10 anos. É bem diferente do que vemos agora, não é mesmo? E não é à toa, uma vez que a cada ano surgem novas tendências e tecnologias para abraçar os projetos de arquitetura, inclusive na área externa.

No caso deste novo ano que adentramos, as principais tendências em arquitetura para área de lazer externo incluem a utilização criativa de materiais sustentáveis, a integração de tecnologias inovadoras e uma abordagem completa para o design.

Isso é o que reforça Sheila Gomes, arquiteta e urbanista, que afirma haver “uma crescente preferência por materiais sustentáveis e de baixa manutenção”, complementando que os mais pedidos são madeira, concreto permeável e revestimentos.

Essa seleção de materiais impacta não apenas no visual, mas na funcionalidade em si de cada projeto.

“Optar por materiais duráveis e de baixa manutenção não apenas promove a durabilidade do projeto, mas também reduz o impacto ambiental e os custos de manutenção ao longo do tempo, além de influenciar o estilo do espaço”, destaca a profissional de arquitetura.

E é claro que tantas mudanças não deixariam de trazer desafios. No caso, o maior deles é equilibrar funcionalidade, estética e integração com o ambiente, por conta de aspectos diversos, como topografia do terreno, condições climáticas locais e regulamentações.

Para esse ano, se fortalece ainda mais o uso de tecnologias no design como “automação, controle remoto para gestão eficiente de recursos, soluções de iluminação LED de baixo consumo e sistemas de filtragem avançados”, revela a profissional.

Com tantos avanços, é esperado que o futuro da arquitetura da área externa caminhe cada vez mais em direção a espaços mais conscientes e focados nas pessoas. Além de a tecnologia continuar desempenhando um papel importante na evolução desses espaços, oferecendo novas oportunidades de inovação e melhoria da qualidade de vida.

Se você quiser se manter ainda mais informado sobre o assunto, acompanhe periodicamente a Revista ANAPP, pois com ela você terá acesso às últimas novidades do mercado.

 

Fonte: Revista ANAPP Ed.173