Faça seu login

Temperatura ideal para piscinas

Postado em 8 de setembro de 2016 | 1 comment

Você sabia que existe uma temperatura ideal indicada para a piscina de acordo com o perfil do banhista? Há quem diga que temperaturas baixas são uma descarga de adrenalina, enquanto outros alegam que piscinas com temperaturas elevadas fazem bem para a resistência corporal.

Como as temperaturas são específicas para cada tipo de prática e pessoa, a ANAPP listou as temperaturas ideais para cada perfil:

Abaixo de 15°C

Muito comum na prática de atividades físicas em águas abertas, em países frios, essa temperatura pode ser perigosa e, por isso, precisa de supervisão médica. Nessa modalidade, é obrigatório o uso de roupas Longjohn, tanto de borracha quanto de neoprene, que cubram membros superiores e inferiores. Mesmo com todas as precauções, há grandes chances de hipotermia.

16°C a 24°C

Mesmo a temperatura sendo um pouco acima da anterior, é importante que algumas precauções do tópico acima sejam tomadas, como o uso de roupas específicas de borracha ou neoprene. Essa temperatura é encontrada em provas para atletas de alta resistência.

25°C a 28°C

Essa temperatura é recomendada no uso de piscinas olímpicas e semi-olímpicas, possibilitando treinamentos avançados de esportes aquáticos porque o corpo desprende uma alta quantidade de calor e essa temperatura baixa em relação ao habitual faz com que o atleta mantenha a temperatura corporal.

29°C a 30°C

Usada em 95% das academias, essa temperatura é essencialmente usada para todos os praticantes amadores dos esportes aquáticos a partir dos dois anos de idade. A exigência não é tão alta como a dos atletas.

31° a 32°

Conhecida carinhosamente como “sopa de aluno”, a água com temperaturas mais altas são reservadas para bebês de até dois anos de idade e para hidroterapias. Nesta temperatura, há uma menor chance de conflitos corporais e o calor da água ajuda a diminuir a dor no caso dos pacientes. Fisioterapias realizadas em ambientes aquáticos ajudam a melhorar o resultado e a mobilidade retardada, ajudando no aprimoramento de movimentos.

Acima de 33°

Essa temperatura está presente em parques termais. Além de melhorar a circulação, hidrata, rejuvenesce e alivia dores pelo corpo. Com um efeito antiestresse, ter uma piscina termal ou dar uma passada em algum parque que oferece esse tipo de lazer é uma ótima pedida.

Fonte: Raia1 e Hidroall

Author: admin

Compartilhar

1 Comentário

  1. ola
    existe alguma norma NBR / abnt que regulamenta isso
    temos uma piscina coberta 130m3 em um condominio residencial e instalamos uma bomba de calor com 34kw mas a piscina não esta agradavel
    gostaria de algum especialista para consultoria
    grato

    Post a Reply

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *