07/04/2021

Tecnologias para piscinas: 3 inovações para ficar de olho


Compartilhe:

Ter uma piscina em casa certamente tem seus benefícios. Especialmente durante o verão, quando o calor castiga sem dó e aquela água refrescante surge como um oásis no fim de um longo dia de trabalho, não é verdade? Inclusive, é um lazer que se popularizou tanto nos últimos anos que o mercado de tecnologias para piscinas está mais aquecido do que nunca.

E toda essa dedicação ao desenvolvimento de soluções inteligentes para piscinas já ajuda a transformar a percepção equivocada de que investir nesse espaço é sinônimo de muita limpeza e pouca diversão. Hoje, novos equipamentos, novas soluções químicas e métodos inovadores são pensados justamente para descomplicar a rotina de manutenção da água e facilitar o dia a dia do proprietário.

De olho nas praticidades das tecnologias para piscinas

Não é novidade que manter a piscina com o tratamento químico em dia exige dedicação: é preciso acompanhar os parâmetros da água e aplicar os produtos certos na quantidade certa, além de escovar, limpar, estabilizar e tratar constantemente. Só que, nesse contexto, algumas tecnologias para piscinas já começam a despontar com a promessa de revolucionar esse trabalho. Que tal conhecer algumas delas?

1 – Monitoramento remoto

Quem acompanha de perto as tecnologias e inovações que, de tempos em tempos, sacodem o mercado, certamente já ouviu falar sobre o conceito de Internet das Coisas. E se engana quem pensa que essa é uma realidade distante ou restrita às grandes indústrias. Isso porque já é possível visualizar um futuro não tão distante em que a Internet das Coisas chegue para contribuir com as tarefas diárias do lar, simplificando, entre outros fatores, a rotina de quem precisa cuidar da água da piscina.

Sabemos que um dos procedimentos mais importantes na rotina de limpeza de qualquer piscina é o monitoramento dos parâmetros químicos da água, não é verdade? Indicadores como a quantidade de cloro livre e índices de pH, alcalinidade e dureza total devem ser medidos e controlados periodicamente — ações que, hoje, exigem uma boa dose de compromisso por parte do proprietário, que nem sempre tem a agenda livre.

Mas tudo indica que, por meio de tecnologias de conectividade cada vez mais profundas e personalizadas, as pessoas logo poderão ter acesso e controle total sobre as funções da piscina com um simples toque na tela do smartphone, já imaginou? Estamos falando de facilidades que vão desde o ajuste da temperatura da água, por exemplo, até a automatização do manuseio e do equilíbrio dos níveis de pH e alcalinidade da água!

Não será surpresa se, em pouco tempo, as piscinas inteligentes estiverem tão conectadas ao nosso bem-estar que todas elas venham, de fábrica, com sensores capazes de conferir todos esses indicadores em tempo real, enviando as informações direto para a tela do computador ou do smartphone e, com a ajuda de um software, indicar a rotina de tratamento ideal para garantir o equilíbrio.

2 – Robôs de limpeza e escovação

Se você já negligenciou a limpeza da sua piscina por algumas semanas — viagens, férias ou preguiça mesmo (acontece, a gente sabe) —, deve ter percebido que recuperar a qualidade da água é um desafio e tanto, especialmente quando as algas se proliferam descontroladamente e a sujeira gruda no fundo e nas paredes. Em situações graves, o único jeito pode ser escovar as superfícies do revestimento para tentar resolver o problema.

Pois esse é um sufoco que promete ficar no passado com o surgimento dos robôs submarinos de escovação. Essa tecnologia, que já invadiu lares em todo o mundo na forma dos aspiradores de pó inteligentes, agora começa a ter sua aplicabilidade estudada também para as superfícies internas da piscina. Aqui, a ideia é que a máquina faça ciclos de limpeza a cada dois ou três dias, removendo as camadas mais grossas de sujeira. 

3 – Piscina de vidro

Além de praticidade e tecnologia, tudo indica que o futuro também reserva muito luxo e sofisticação quando o assunto é a construção de uma piscina. Prova disso é o conceito diferenciado das piscinas de vidro, que já começa a ficar popular em várias partes do mundo! A ideia é baseada na construção de uma espécie de aquário gigante e translúcido, acima do nível do solo.

A tecnologia, neste caso, é aplicada na laminação do vidro, que conta com camadas de EVA e com ligas plásticas de alta resistência, garantindo estabilidade e durabilidade mesmo quando houver algum acidente ou impacto de grande porte. Além disso, o conceito da piscina de vidro também vem acompanhado de diversas inovações em selagem de painéis, nivelamento de estruturas e, é claro, em tecnologias de filtragem e circulação da água, tudo para otimizar e simplificar a rotina das pessoas!

 

Fonte: belpiscinas.com.br