22/11/2021

Quer começar a treinar natação na idade adulta?


Compartilhe:

Se você nunca nadou e quer começar a treinar, procure um treinador. É pouco provável que você consiga começar e evoluir de uma maneira segura sem a orientação de alguém da área, pelo menos por um tempo. Uma boa estratégia é fazer algumas aulas e detectar onde estão os principais pontos a serem trabalhados, para que os erros não acabem virando hábitos.

 

Existe uma máxima da natação que diz: “comece a nadar o quanto antes na vida”. Claro que você pode entrar no mundo da natação com qualquer idade, desde que não tenha uma restrição médica. Mas quando se começa a nadar ainda criança, é bem possível que a assimilação da mecânica de nado seja feita com mais facilidade do que na fase adulta. Como a natação acontece no meio líquido, que não é o nosso, é possível que às vezes a gente perca a noção do ritmo no começo da atividade. E muitos adultos iniciantes aquecem rápido demais e logo estão cansados. Independentemente de quantos metros você nade nesse tempo, algo entre oito e 12 minutos geralmente são suficientes para deixar o seu corpo pronto para o treino.

Faça o possível para aprender os quatro estilos. Peito, costas e borboleta podem ajudar no seu crawl e ainda trabalham a sua musculatura de formas diferentes. O nado de borboleta é o mais difícil, nadar 50 m nesse estilo já é bastante coisa para a maioria dos praticantes. E fique de olho nos treinos educativos: existem vários tipos e eles vão aprimorando o seu nado e te dando mais sensibilidade nos movimentos: uma boa sugestão para começar é atravessar a piscina nadando só com o braço direito e voltar só com o esquerdo (batendo perna normalmente). A partir daí vai evoluindo, mas lembre-se: os educativos devem estar condizentes com o seu nível de natação.

 

Fonte: ge.globo.com