Faça seu login

Protagonismo nas festas

Postado em 12 de julho de 2018 | 0 comentários

Jardins, velas, jogos de luzes… Elementos utilizados na decoração da piscina transformam totalmente o ambiente, com toques de requinte e sofisticação

Por Tatiana Vieira

Quem assistiu ao filme O Grande Gatsby (2013), estrelado por Leonardo DiCaprio, certamente se lembra da festa que o milionário Jay Gatsby oferece em sua mansão. Protagonista da cena, a luxuosa piscina localizada no centro do salão traz iluminação especial para deixá-la ainda mais cativante aos olhos dos convidados.

O que, para muitos, poderia ser um entrave na decoração de uma festa requintada, transforma-se em solução com muito estilo.

Quem entende bem do assunto confirma: “A piscina é um gerador de valor para o design de eventos”. Essa é a opinião da designer de ambientes Amanda Madeira, da empresa SE Souvenir Design de Eventos, localizada em Belo

Horizonte (MG). Para a especialista, o uso da piscina na decoração de uma festa ou evento sempre vai agregar, basta fazer as escolhas certas para torná-la um “plus” no projeto decorativo, mas sempre respeitando os aspectos de segurança.

De acordo com Amanda, a forma de utilizar a piscina como parte da decoração de festas pode variar conforme o horário do evento.

Em festas durante o dia, ela recomenda a confecção de jardins ao redor da piscina. “Pode-se

capa_prota

“A piscina é um gerador de valor para o design de eventos”

 Amanda Madeira, designer de ambientes da empresa SE Souvenir Design de Eventos

131

usar muito buchinho, que é uma espécie de paisagismo verde, flor-do-campo ou cestos. A festa diurna tem uma proposta mais campestre e esse estilo de jardim fica mais adequado”, explica.

Para celebrações que acontecem à noite, a recomendação é explorar bastante os jogos de luzes. “A iluminação cênica é essencial, o que realmente valoriza a piscina. Adoro trabalhar com velas – existe a opção da vela caixa e de lanternas com velas, por exemplo. Pode-se também trabalhar com as velas atreladas ao uso de jardins.”

Investimento

A procura por produtos decorativos para piscinas tem crescido bastante, segundo Amanda, e ela atribui isso ao aumento do interesse pela realização de festas em sítios e residências. “No mercado de eventos, a demanda não diminuiu, mas o orçamento sim. As pessoas estão optando cada vez mais por fazer cerimônias em suas propriedades. Geralmente são locais que possuem piscina e por isso demandam um trabalho decorativo.”

Para quem pensa em fazer uma festa em um local desses e teme os gastos com a decoração, Amanda tranquiliza: é possível fazer uma bela ornamentação da piscina sem investir muito. “O jardim tem um custo bem acessível, assim como as velas e lanternas, e muitos desses recursos estão disponíveis para a locação.” Ela apenas faz uma ressalva quanto às passarelas sobre piscinas ou materiais que as cubram totalmente, utilizando-as como área útil: nesses casos, o investimento é maior.

A decoração

Antes de ornamentar a piscina, é essencial, segundo a decoradora, definir o conceito da festa. “O conceito clássico requer uma estética mais sofisticada. Para o boho chic [estilo que traz influências ciganas como estampas miúdas e tecidos fluidos], a tendência atual sugere trabalhar com lanternas ou algo mais rústico.” Quanto à iluminação, de acordo com a especialista, costuma-se usar a luz cênica, focada de cima para baixo. As lâmpadas HQI, que abrangem áreas maiores, são geralmente as mais usadas. Se a piscina tiver iluminação própria, há apenas uma complementação das luzes de maneira mais sutil.

Na opinião da designer de ambientes, a grande novidade desse mercado é o projetor. “Com a projeção na água, coneguimos escrever nomes, colocar paisagens ou imagens de acordo com o projeto decorativo do evento.” Por outro lado, rememorando os tradicionais balões, Amanda faz uma ressalva:

“Utilize esse recurso em demasia para que ele realmente valorize o espaço, ou dispense-o. O balão requer um trabalho sofisticado, caso contrário, terá uma abordagem infantil”. Ela sugere que seja feito um estudo antes de usá-lo e que ele seja agregado a outros elementos, como jardins ou luzes.

E, aos que possuem piscina em casa, Amanda indica o investimento em paisagismo, de modo que a decoração possa ser aproveitada em eventos particulares, assim como a iluminação própria.

“Existem muitas plantas que ajudam a tornar o ambiente mais sofisticado e que podemos utilizar como parte da decoração de uma festa. Por isso, para quem puder investir na ornamentação da área da piscina, é uma ótima iniciativa.”

Assim como em O Grande Gatsby, a piscina pode ser a grande protagonista da decoração

– Basta dedicar tempo e atenção, pois a estrela principal você já tem.

Fonte: Revista ANAPP Edição 131

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *