Faça seu login

Preciosa

Postado em 30 de maio de 2018 | 0 comentários

Responsabilidade o mais valioso recurso do planeta

A água é um dos recursos mais preciosos do planeta, indispensável à manutenção da vida na Terra. A gestão responsável desse recurso – usar sem desperdiçar – é dever de todos. Confira dicas do site Sempre Sustentável para o uso consciente e eficaz da água.

NO BANHEIRO

  1. 1. Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam seis litros de água/descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem ainda um duplo botão para três e seis litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade.

Se a urina for separada nas tubulações de esgoto, poderá ser reutilizada para a fertilização de solos, ou seja, será uma carga a menos de nutrientes a ser jogada nos rios.

  1. Bacias sanitárias com válvulas usam menos água: a cada seis segundos com a válvula acionada, gasta-se, em média, de 10 a 14 litros de água. Quando a válvula está com defeito, o consumo pode aumentar para 30 litros.
  2. Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro.
  3. Se os 19 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo diminuírem o uso da descarga pelo menos uma vez ao dia, serão economizados mais de 160 milhões de litros de água por dia, o que equivale ao abastecimento de uma cidade do porte de Santo André (SP).
  4. Se desligarmos a ducha enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo de banho para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros.
  5. Se, ao escovar os dentes, enxaguarmos a boca com a água do copo, economizamos três litros de água.
  6. A cada cinco minutos com a torneira aberta, são gastos em torno de 25 litros de água, quantidade que corresponde ao que uma pessoa bebe em 12 dias. Então, sempre feche a torneira enquanto escovar os dentes, fizer a barba ou lavar o rosto. Assim, gastará apenas dois litros em média e economizará cerca de 23 litros/dia.

NA COZINHA

  1. 8. Antes de lavar a louça, panelas e talheres, remova bem os restos de comida de todas as peças e deixe-as de molho, se necessário. Ensaboe tudo primeiro – mantendo a torneira fechada, claro! -, para depois enxaguar de uma só vez.
  2. 9. Ao deixarmos a torneira meio aberta por 15 minutos para lavar louça, gastamos em torno de 243 litros de água. Se instalarmos um arejador na torneira da cozinha, nas mesmas condições, economizamos 105 litros de água.
  3. Você sabia que para lavar um copo é necessário gastar, pelo menos, dois copos de água? Que ironia! Quer dizer que, se tomamos um copo de água para matar a sede, desperdiçamos outros dois para mantê-lo limpo! Como tomamos água o dia todo – pelo menos é o que devemos fazer –, não é necessário lavar o copo toda vez que o usamos.

Então, reserve-o para usar mais vezes.

NA LAVANDERIA

  1. 11. Não lave a roupa aos poucos: deixe-a acumular um tanto e lave tudo de uma vez, sempre lembrando-se de fechar a torneira enquanto esfrega e ensaboa as peças. Lembre-se ainda: a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 243 litros de água.

  1. Roupas muito manchadas e sujas podem ficar de molho. Depois, utilize essa água para lavar a lavanderia ou o quintal.
  2. Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora com capacidade para cinco quilos, em operação completa, gasta em média 135 litros.

TORNEIRAS

  1. A boa manutenção é a melhor forma de evitar desperdícios. Ao mínimo sinal de vazamentos, procure assistência imediatamente.
  2. Troque o ‘courinho’ da torneira com frequência.

O gotejamento lento gasta em torno de 400 litros/mês. Já o gotejamento rápido gasta em média mil litros/mês. Sabe aquele filete de água que escorre quando não fechamos a torneira direito? Gasta cerca de 6.500 litros/mês.

  1. Mais um lembrete para você usar as torneiras com consciência: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água/minuto; se estiver pingando, são 46 litros/dia, ou seja, quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa por 20 dias. Se, por descaso, a torneira fica aberta por 15 minutos com

1/4 de volta, o gasto é de 108 litros. Com ½ volta, 280 litros. Com uma volta completa, 380 litros de água são gastos.

  1. As instalações de reguladores de vazão nas instalações hidráulicas podem reduzir o consumo de água em até 50%.
  2. Um buraco de dois milímetros em qualquer encanamento desperdiça cerca de três caixas d’água de mil litros.

126_2

ÁREAS EXTERNAS E CARRO

  1. Evite lavar calçadas, quintais e carros com frequência. Se for inevitável, use balde e vassoura no lugar de mangueira ou vassoura hidráulica – esta é uma das piores invenções, que prioriza apenas o conforto: gasta quase 280 litros de água em 15 minutos!
  2. Ao molhar plantas, use o regador: o gasto é bem menor do que se você usar mangueira.

Mas, se tiver um jardim grande, opte pela mangueira com esguicho-revólver: é mais econômica. Quer ver? Dez minutos com a mangueira normal gastam cerca de 186 litros de água. Com o esguicho-revólver, a economia é de 96 litros.

  1. Evite lavar o carro durante a estiagem, mas, se for muito necessário, prefira usar balde e panos, nunca a mangueira. O gasto médio com mangueira é de 560 litros/30 minutos. Com balde e pano, você gasta 40, ou seja, a economia é de 520 litros.

NA PISCINA

  1. Uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e ao vento, perde 3.785 litros de água/mês por evaporação. Para você entender o tamanho do desperdício, basta dizer que essa quantidade supre as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio. Além disso, a piscina coberta diminui a perda de água por evaporação em até 90%. Precisa mais? Então, cubra sua piscina quando não estiver sendo usada. E, se você mora em condomínio, converse com o síndico sobre a importância dessa prática.
  2. A piscina não necessita que a água seja trocada: basta fazer a higienização com produtos específicos e ela ficará pronta para uso.

126_3

A água da piscina não necessita ser trocada em momento algum.

  1. Durante o banho, é importante que os banhistas não pulem na piscina, pois muitos litros de água são desperdiçados.
  2. Em sua maioria, os clubes e parques possuem chuveiro automático, mas nem todas as residências contam com esse dispositivo.

Se você possui piscina em casa, prefira chuveiros automáticos ou com temporizador, que ligam quando o usuário se movimenta e desligam minutos depois.

 

 

Fonte: Revista ANAPP Edição126

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *