19/11/2020

Piscineiro - Como se vestir e se comportar na casa do cliente


Compartilhe:

Todo tratador de piscina sabe,  que por questão de segurança, não se deve misturar produtos químicos! Isto poderá causar sérios problemas ao profissional e banhistas.

Mas a segurança do tratador vai além disso, os cuidados já devem ser tomados antes de sair de casa, devemos checar todos os itens necessários para a proteção.

Itens essenciais para os tratadores

Óculos de proteção, um produto barato encontrado em qualquer loja de material de construção, máscara, boné e camisa de manga longa. Com excessão da camisa de manga longa, não é necessário andar o tempo todo com os outros itens, só quando for utilizar produtos químicos, principalmente os secos como o cloro, sulfato, barrilha e entre outros.

Usar camisa de manga longa não seria desconfortável por causa do calor? 

Não se o material for próprio para isso, há no mercado as camisas conhecidas como camisa térmica, camisa de compressão ou camisa de proteção anti UVB, este material mantém a temperatura do corpo, sendo até mais confortável que uma camiseta sem mangas, além de proteger contra os raios solares. No verão, principalmente, outro produto que não pode faltar é o protetor solar para o rosto.

Item opcional (Tipo de tênis para o trabalho)

Outro item, opcional, seria o tênis híbrido, também conhecido como sapatilha neoprene, é um produto muito utilizado por quem prática esporte aquático. As vantagens de utilizar um tênis deste: Material confortável, seca rápido; não deixa o pé ensopado, pois tem sistema de dreno, não deixa cheiro, ótima aderência, não mancha e é resistente.

Estes são os produtos básicos de segurança para o profissional autônomo, quem trabalha para empresa deve utilizar o uniforme fornecido pela mesma.

Como devo me apresentar a um provável cliente?

A forma como você se veste, pode dizer muito sobre você! Ainda que seja um excelente profissional, ter o primeiro contato pessoal com o cliente pode ser a abertura para novos trabalhos. Portanto não é aconselhável ir de camiseta sem mangas, chinelo ou shorts extravagantes. O trabalho principalmente de um piscineiro autonômo pode ser considerado uma entrevista (Primeiro contato antes da contratação) a cada cliente novo que entra em contato com você. Portanto a vestimenta é um fator fundamental na conquista de novos clientes.

Se quiser causar boa impressão logo de cara, mostrando que é sério, vá com uma camisa que identifique a sua profissão,  se preferir crie um logo personalizado com o seu nome. Uma camisa polo te identificando é bem mais positivo que uma camiseta. Sempre opte por bermuda limpa e sem manchas de cloro ou uma calça esportiva. Tem profissionais que se apresentam com roupa social, com a identificação no bolso da camisa, não deixa de ser uma boa ideia, mas pode ser desconfortável se for necessário começar o tratamento da piscina. Na maioria das vezes o primeiro encontro é para conversar sobre preços e  dias da manutenção.

Dica final de um piscineiro experiente

Evite assuntos desnecessários: O que tiver que falar seja somente relacionado a piscina.

Mantenha o respeito: Sempre ainda que o seu cliente seja mais novo que você, trate-o como senhor ou senhora.

Conquiste a confiança e seja prestativo.

Prestando um bom serviço e sabendo se comportar, além de fidelizar o cliente, será como um cartão de visita que o seu cliente estará apresentando a outras pessoas.

 

Autor: Paulo Yancey

Técnico em manutenção de piscinas autônomo. Piscineiro há 35 anos no estado do Rio de Janeiro, localizado na cidade de Jacarepaguá, criador de conteúdo sobre tratamento de piscinas em mídias digitais como Youtube e Facebook. Usuário assíduo de grupos relacionados a tratadores de piscinas.

 

Fonte:pool-life.com.br