22/02/2023

Olhos ficam vermelhos na piscina


Compartilhe:

Maioria das pessoas acha que alteração acontece por causa do cloro, mas especialista esclarece o real motivo

Se você ficar com os olhos vermelhos ao nadar numa piscina, é melhor pensar um pouco sobre a origem do problema. Segundo cientistas, a culpa não é exclusiva do cloro, mas também da quantidade de urina na água.

Quando as pessoas fazem "xixi" na piscina, a urina reage com cloro e cria um composto químico que irrita os olhos, de acordo com o US’s Healthy Swimming Program. Esse composto, inclusive, pode criar gases venenosos que podem danificar pulmões, coração e sistema nervoso.

- Aquele cheiro 'de cloro' na piscina não é o cloro, na verdade - disse o integrante do US’s Healthy Swimming Program, Chris Wiant. - O que você cheira são substâncias químicas surgidas quando o cloro se mistura com xixi, suor e sujeira dos corpos dos nadadores.

Segundo especialistas, aquele velho mito de que um corante adicionado na água apontaria os "mijões" ainda está longe de virar realidade. Por isso, os olhos vermelhos seria o maior indicador de que eles estão a solta numa piscina.

Urinar em piscinas cloradas, na verdade, reduzem o efeito do cloro, o que significa que mais quantidade de cloro pode ser derramada. Mas, mesmo que isso aconteça, não será suficiente para livrar os banhistas de doenças mais comuns, já que muitas bactérias podem continuar a viver por dias na piscina.

Por isso, as tradicionais recomendações continuam a melhor ferramenta para garantir que as piscinas sejam ambientes seguros: assegurar que os corpos estejam limpos e "aliviar-se" em outro lugar.

- A solução não estará numa ciência muito complexa. A boa educação é o suficiente - disse Michele Hlavsa, chefe do Centro americano de controle de doenças do US’s Healthy Swimming Program. - Nadadores devem usar a piscina para nadar, o banheiro para fazer xixi e os chuveiros para lavar-se antes de entrar na piscina. É simples assim.

Fonte: oglobo.globo.com