28/03/2024

Mergulhe na saúde e garanta os benefícios gerados pela prática de esportes aquáticos!


Compartilhe:

Entenda como a natação e a hidroginástica conduzem ao equilíbrio da saúde de forma integral

 

Não é novidade que a prática regular de exercícios físicos gera uma série de benefícios para todos os indivíduos.Enquanto alguns são ótimos para quem deseja aumentar o volume muscular, outros são indicados para aprimoramento da resistência. Mas e no caso da hidroginástica e da natação, o que elas fazem?

No geral, essas práticas realizadas em piscinas geram impacto positivo geral na saúde, inclusive mental, especialmente em longo prazo. Isso ocorre porque a partir dos três meses de frequência, o organismo passa a desenvolver adaptações que trazem melhor controle na pressão arterial, maior facilidade de circulação da glicose - prevenindo resistência à insulina - e ajudam no controle de peso e de colesterol.

De acordo com Warlindo Carneiro da Silva Neto, membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, “a natação e a hidroginástica reduzem a taxa de mortalidade por causas prevalentes, em especial cardiovasculares, e ainda geram redução da depressão e ansiedade; e melhoria no sistema endócrino, prevenindo a resistência à insulina, diabetes e colesterol elevado”.

Esportes na água ajudam a reduzir depressão e ansiedade

Além disso, a prática ainda causa impacto cardiovascular com menos hipertensão, menos AVC e menos infarto.

Por outro lado, também há o que chamamos de impacto secundário, ou seja, o indivíduo que já tem condições, como pressão alta e diabetes, pode obter redução no uso de medicamentos com o exercício regular em longo prazo;

Mas para adquirir esses benefícios, é necessário haver regularidade com ao menos 30 minutos por dia e 5 vezes por semana, ou adaptando, por exemplo, com apenas três vezes na semana, mas por 75 minutos por dia. O período é crucial para garantir que haja a devida percepção de cansaço, o que aumenta a frequência cardíaca e gera um estresse fisiológico. Essa reação faz com que o organismo cause algum tipo de compensação, ou seja, uma harmonização que atua como um “anti-estresse” fisiológico.

Além dos benefícios anteriores, o médico ainda acrescenta que a prática melhora na defesa celular e nas barreiras imunológicas, tornando mais difícil vírus e bactérias entrarem no organismo e desenvolverem doenças.

Todos esses benefícios causam, na prática, melhorias para o dia a dia, gerando menor cansaço ao subir escada, maior resistência e melhor autonomia, principalmente dos idosos. E isso na prática, se anteriormente você se cansava ao subir uma ladeira, com o tempo, só isso só ocorre depois de três ladeiras, por exemplo.

O melhor de tudo é que essas práticas não possuem contraindicação, apenas “se o indivíduo estiver com alguma doença de pele infectocontagiosa”, afirma o profissional da saúde.

Contudo, vale ressaltar que antes de iniciar é necessário realizar exames preventivos, como todas as outras práticas. Até os 35 anos de idade, o médico costuma solicitar apenas um eletrocardiograma. Já, acima disso, é solicitado um teste de esforço cardíaco.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 173