Faça seu login

Materiais reutilizado decoram jardim e preservam o meio ambiente

Postado em 26 de julho de 2018 | 0 comentários

Sapatos, bicicletas, lâmpadas e leiteiras renovam espaços de lazer e convivência

Já pensou em construir um jardim ou espaço ex­clusivo e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente? Isso é possível!

A reutilização de materiais na decoração de jar­dins e espaços em geral é uma técnica cada vez mais utilizada por arquitetos, engenheiros e paisagistas. Todavia, antes de encomendar a decoração nova de seu jardim, é necessário saber a diferença entre reci­clar e reutilizar, que têm significados diferentes.

O ato de reciclar um resíduo consiste em trans­formá-lo em algo novo: o material será submetido a um novo ciclo de produção, que possibilitará que ele se torne um novo objeto, às vezes com uma nova função. É o caso dos pneus, que podem ser trans­formados em composto para asfalto, ou das garrafas PET transformadas em fibras de poliéster, permitin­do reduzir o consumo de energia e de matéria-prima que seriam necessários caso o produto fosse fabrica­do desde o início.

124_2

Já a reutilização é o ato de reaproveitar o produto, dispensando o reprocessamento. Com a reutilização, o item não é transformado em um novo produto. Ele apenas recebe uma nova utilidade, o que também contribui para a preservação do meio ambiente e auxilia na produção do paisagismo verde, pois o reaproveitamen­to elimina as chances desse material tornar-se lixo.

É importante ressaltar o cui­dado necessário no momento de reutilizar objetos. Alguns itens, como pneus, placas de computador e monitores, pos­suem metais pesados em sua composição, como chumbo, cádmio, mercúrio, cromo, ar­sênio e berílio. Em locais secos e fechados, esses metais não apresentam risco ao ambiente, mas em locais abertos, devido à ação da chuva, são liberados diretamente no solo.

Sapatos, bicicletas, lâmpadas e leiteiras, entre outros objetos comumente utilizados nas residências, frequentemente têm recebido um novo destino após o término de sua vida útil e conferem uma característica nova ao jardim, aos espaços de lazer e de convivência. Para saber exatamente do que estamos falando, veja nas fotos desta matéria algumas dicas de objetos que podem fazer parte da decoração do seu jardim.

Fonte: Revista ANAPP Edição 124

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *