09/09/2020

Malásia ganhará 3 ilhas planejadas com foco em sustentabilidade


Compartilhe:

O projeto Penang South Islands (PSI) prevê a construção de três novas ilhas como forma de fomentar o turismo; proposta escolhida prevê piscina pública com ondas, parque tecnológico e centro de negócios

O projeto Penang South Islands (PSI), do governo do distrito na Malásia, já selecionou uma proposta vencedora para levar a cabo a construção de três novas ilhas ao sul do estado. Quem venceu a competição foram os escritórios BIG, Hijjas Architects e a empresa de engenharia Ramboll. O distrito Penang é composto por duas partes: um pedaço em terra firma e uma ilha principal, onde fica a capital George Town. A ideia do governo local é adicionar três novas ilhas ao estado, que juntas somarão 1,821 novos hectares ao território. A proposta vencedora prevê que as novas ilhas terão como foco soluções sustentáveis e a qualidade de vida da população local, oferecendo 4,6 km de praias públicas, 242 hectares de parques e 25 km de orla.

 

O projeto vencedor, batizado de "Biodivercity" ("Biodiver-cidade", em tradução livre) prevê a construção das três ilhas de maneira complementar, cada uma com um foco diferente. A primeira ilha, chamada de "Os Canais", será construída em três fases. A primeira fase incluirá a construção de uma piscina de ondas e de um parque tecnológico; na segunda, serão instaladas instituições de governança e pesquisa; e a terceira fase prevê a construção de instituições culturais inspiradas na herança e energias de Penang e seus habitantes, também como forma de atrair turistas.

 

A segunda ilha, chamada "Os manguezais", será dedicada aos negócios. Serão construídos centros de conferência e prédios com baixa pegada de carbono.

 

Já a terceira ilha, "a Laguna", será composta por oito ilhas menores e terá como foco o contato com a natureza. O território protegerá e valorizará a biodiversidade submarina, e abrigará reservas florestais e corredores ecológicos que levarão às praias.

 

O projeto como um todo terá um sistema integrado de manejo de resíduos e uso de energia renovável. A proposta busca valorizar não só a natureza como a cultura local, para atrair mais investimentos e turismo ao distrito, além de dar a gerações futuras um local com mais qualidade de vida. A construção de três novas ilhas também responderá à menor oferta de terra habitável à população crescente da região e ao problema do congestionamento de veículos, também cada vez maior. 

 

Fonte:casavogue.globo.com