08/07/2020

Inverno é a melhor época para construir e reformar piscinas


Compartilhe:

A estação mais fria e seca do ano favorece o decorrer das obras e ainda apresenta menor custo de materiais

É só as temperaturas despencarem, que a busca por aquecedores e lareiras nas residências dispara. Mas, por incrível que pareça, a estação mais fria do ano também é o momento ideal para começar a pensar na piscina e na área externa, mais desfrutados no verão. Isso porque o inverno é a melhor época para reformar ou redecorar a área de lazer, tanto no que diz respeito ao valor dos materiais, como à obra.

"Embora com um gradiente térmico mais baixo, o céu aberto e a ausência de chuvas são condições favoráveis do inverno para a reforma de áreas externas como varandas, piscinas e seu entorno", afirma a arquiteta Karina Korn. Principalmente no sul e sudeste do país, esta é de longe a estação mais seca. "No verão, ao final do dia, normalmente chove. Isso atrapalha e atrasa muito a obra. Além disso, uma temperatura amena favorece o processo de concreto e rejunte", complementa Fábio Forlenza, especialista da Hth, conhecido como Professor Piscina. 

É chegado o momento, então, de esvaziar e aplicar um olhar clínico à parte interna da piscina, sempre levando em consideração o material de que é feita: alvenaria, fibra ou vinil. “Quando o rejunte está escuro, com aquele aspecto de encardido, é um sinal de possíveis infiltrações. No vinílico, a aparência esbranquiçada, ressecada ou com bolhas é um sinal de urgência, já que a ausência do reparo pode resultar em uma troca completa do material. Já a descoloração da piscina de fibra indica que está na hora de aplicar um novo polimento ou pintura", explica Karina.

O cuidado preventivo, realizado por mão de obra especializada, evitará prejuízos maiores no futuro e permitirá que você aproveite o verão sem dores de cabeça. Além de avaliar as alterações estruturais necessárias, como possíveis rachaduras, revestimentos danificados e impermeabilizações, aproveite para renovar os móveis de área externa e acessórios. "Isso costuma ser vantajoso no inverno, uma vez que a baixa demanda favorece preços mais atrativos no mercado", conclui Karina. 

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com