15/02/2022

Impermeabilização: tudo o que você precisa saber


Compartilhe:

Na hora de construir sua piscina fique atento a qualidade da impermeabilização, aplicando da maneira correta produtos de qualidade.

Impermeabilização é assunto sério para quem quer evitar problemas em sua piscina no médio a longo prazo. O correto é que seja realizada no início da etapa de construção da piscina e que seja executada por uma empresa especializada, que siga a regulamentação e utilize produtos e mão de obra de qualidade.

“A impermeabilização serve para evitar dor de cabeça com manutenção e concertos na piscina. Os principais problemas de infiltração são causados pela escolha inadequada dos materiais, despreparo da mão de obra e negligência de quem está construindo”, comenta André Malacário Neto, diretor técnico da SP Piscinas.

Uma boa impermeabilização em uma piscina garante proteção contra fungos, desgaste, corrosão e deterioração do concreto etc., além de evitar gastos e interdições para reparos e concertos.

Antes de iniciar a impermeabilização, deve-se analisar o local, considerando o tipo e a inclinação do solo, a quantidade de água ou umidade prevista para o ambiente e o tipo de estrutura a ser construído (se enterrada, semienterrada, apoiada no solo ou elevada), profundidade e tamanho da piscina. Com base nestas informações é que se define o melhor produto para o projeto.

“Depois da análise, escolhemos os melhores produtos para combater a umidade ascendente e prevenir infiltrações provenientes do lençol freático. Depois da obra iniciada realizamos a impermeabilização interna da piscina para evitar o ataque às armaduras e ao concreto, sem nunca esquecer do cuidado com o meio ambiente, por isso optamos por itens atóxicos e inodoros, que não alteram a potabilidade da água”, enfatiza Malacário.

Escolha o sistema de impermeabilização adequado

O primeiro passo rumo a tranquilidade e ao conforto é escolher o sistema impermeabilizante adequado à estrutura de sua piscina. Impermeabilizações rígidas não devem ser aplicadas em estruturas que podem apresentar movimentação, por exemplo. Para piscinas de concreto o mais recomendado são os sistemas flexíveis, como as modernas mantas líquidas existentes no mercado, que possuem alta flexibilidade e durabilidade.

“A SP Piscinas desenvolveu um processo de impermeabilização exclusivo e bastante eficaz para suas piscinas. O processo consiste na utilização de produtos flexíveis de alto desempenho e aplicado em seis demãos com a nossa equipe especializada, tudo para garantir segurança contra as infiltrações. É por esse motivo que temos mais de 700 projetos entregues e zero problemas de infiltrações.”, descreve o diretor de novos negócios da SP Piscinas, Rodrigo Miranda.

Parede: o escudo protetor da piscina

Um importante item para piscinas enterradas, que sofrem influência da força do solo e da água, são as paredes. Com importante função estrutural, as paredes devem também suportar torções, uma vez que há chance de ocorrer recalques da fundação devido ao peso e as diferenças de saturação do solo. Se não forem corretamente preparadas, podem surgir fissuras e/ou rachaduras nas paredes, causando falhas no sistema de impermeabilização. Em todos os projetos construídos pela SP Piscinas, as paredes são feitas com aditivos impermeabilizantes especiais, que reforçam a estrutura e aumentam a durabilidade do concreto.

Teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade é extremamente importante e deve ser realizado após a conclusão da impermeabilização interna. O processo é simples: enche-se a piscina com água e aguarda 72 horas para verificar se existe variação no nível da água por conta de vazamentos.

Vale ressaltar que é mais rápido e barato corrigir qualquer falha neste momento do que quando a piscina tiver recebido os acabamentos.

Siga a regulamentação ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu normas específicas para impermeabilização de piscinas. Na hora de contratar uma empresa para construir a sua piscina, questione se essas orientações serão seguidas tanto no projeto, como na execução.

Problemas de infiltração

Quando a impermeabilização falha, nota-se alto consumo de água, infiltração no solo por entre poros e fissuras, ou ainda corrosões que podem prejudicar a estrutura da piscina e das edificações no entorno.

Ao observar qualquer indicação de infiltração, procure uma empresa especializada para uma avaliação completa.

Fonte: sppiscinas.com.br