21/03/2024

Garanta a diversão nas piscinas: atente-se à segurança!


Compartilhe:

Veja as principais recomendações para prevenir acidentes na piscina. A principal delas é seguir as normas e parâmetros já na construção

 

A segurança no uso de uma piscina começa já no planejamento de como ela será construída, tendo em vista a estrutura necessária de acordo com o resultado almejado e o terreno a ser construído.

E para que isso seja feito com máximo rigor, há algumas determinações a serem seguidas, e uma delas é a NBR 15575, conhecida como Norma de Desempenho para a Construção Civil, que, na prática, aponta requisitos mínimos de qualidade, durabilidade, segurança e desempenho para erguer habitações brasileiras.

Com ela, há múltiplas informações necessárias para o projeto sair do papel com excelência, garantindo segurança para todos os usuários. Além disso, ela, juntamente com a NBR9050, aborda o coeficiente de atrito do piso, escadas e corrimões.

Do mesmo modo, há a NBR 10339, que estabelece os requisitos e parâmetros para projeto, construção, instalação e segurança no uso e operação aplicáveis a todos os tipos de piscinas. Um dos tópicos que ela abrange, por exemplo, é a largura mínima do deck em função do tipo de piscina e utilização.

Outro ponto que deve ser priorizado a fim de prevenir acidentes, é a drenagem da piscina. E segundo Luiz Henrique Marques, diretor da ANAPP, “as principais recomendações são em relação aos ralos, que devem ser no mínimo dois, interligados e espaçados em pelo menos 1,5m, e devem possuir grelhas do tipo anti-aprisionamento”, afirma, ressaltando que “os dispositivos de aspiração devem ter tampas de fechamento automático”.

Após a estrutura estar pronta e em uso, também há meios de aumentar a segurança dos usuários, e isso deve ser feito de acordo com as regras e recomendações, que inclui a fomentação de informações de prevenção.

“As principais informações são em relação à profundidade do tanque, cuidados em mergulho e não correr em função do piso molhado”, afirma Marques, salientando o que deve estar exposto para conhecimento dos usuários.

Como é essencial manter as normas de acordo com a realidade atual, muitas delas passam por atualizações, e no momento, de acordo com Marques, a equipe da ANAPP está estudando uma atualização da NBR 10818, que traz as Diretrizes para o Tratamento da água.

Uma das principais preocupações da ANAPP é garantir a segurança para todos os envolvidos na construção, manutenção e uso das piscinas. Atente-se ao site para novidades sobre o assunto.

 

Fonte: Revistas ANAPP Ed.173