25/07/2023

Dicas para provisionar corretamente o estoque de produtos da sua loja


Compartilhe:

Alguns pontos são fundamentais para manter uma empresa funcionando de forma saudável e equalizada, e o estoque é uma delas. Manter um controle pleno do estoque é fundamental, afinal, alto volume de produto estocado significa capital estagnado, e baixa quantidade irá acarretar falta de produto para venda.

Para ajudar nesse aspecto tão importante, nós listamos 5 dicas para ajudar a trazer equilíbrio e eficiência à sua gestão de estoque:

Mantenha processos claros e organizados.

Criação de relatórios, integração com outras áreas e controle/estimativa de vendas, esses são os conceitos-chave para manter um estoque funcionando da maneira correta. Um bom sistema de controle, para oferecer tudo isso é o seu melhor aliado.

Faça inventários diários.

Conferir e mensurar são 2 palavras que nunca podem faltar em um estoque bem controlado. Procure fazer inventários diários de forma rotativa, por meio de amostragens de alguns itens, mas não abra mão também de inventários semanais ou mensais mais minuciosos, comparando as quantidades físicas com o sistema.

Modismos são uma realidade.

Além dos carros-chefes, existem produtos mais sazonais, cujo consumo varia dependendo de vários fatores. Procure sempre responder duas perguntas: qual produto faz sentido produzir no cenário atual? Vale a pena investir largamente nisso?

Ter um manejo otimizado é fundamental.

Procure definir estratégias para otimizar ao máximo o seu espaço físico, pense no espaço físico para facilitar o fluxo de mercadorias e movimentação diária de materiais, tudo para evitar avarias nos produtos e ganhar tempo!

 Antecipar para aperfeiçoar.

É fundamental que o gestor evite improvisos e tenha planos previamente traçados para todos os tipos de situações e cenários, principalmente aqueles que envolvem crises ou problemas em alguma parte da cadeia.

 

Fonte:montrealpiscinas.com.br