26/03/2024

Cronograma de competições aquáticas nas Olimpíadas 2024 em Paris


Compartilhe:

Os apaixonados por esportes aquáticos poderão acompanhar os torneios em modalidades como natação, Saltos Ornamentais, Polo Aquático e mais

 

Ano de competição mundial é sinônimo de programação para não perder nenhuma novidade sobre as disputas. Por isso, nada melhor do que começar agora a se preparar para as Olimpíadas 2024, que será realizada em Paris, a partir do dia 26 de julho até o dia 11 de agosto.

Depois de vários torneios para definir os participantes, os últimos foram selecionados por meio do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que aconteceu em Doha, no Catar, no início de fevereiro. Ao todo, a delegação brasileira contou com 63 atletas para competir e 40 membros das comissões técnicas, envolvendo todas as modalidades aquáticas.

E para que você não perca as competições aquáticas em piscina, a Anapp separou para você as informações já disponíveis. Veja abaixo:

Nado artístico

Ao todo, participam 18 países, sendo 10 classificados para competição por equipes, garantindo participação também no dueto; e oito com vaga apenas para dueto: cinco por critérios continentais e três por critérios mundiais. As competições da categoria ocorrerão entre os dias 5 e 10 de agosto.

Natação

A disputa contará com 852 atletas, com 26 vagas para homens e 26 para mulheres disponíveis para cada Comitê Olímpico Nacional. Além do mais, cada país poderá eleger no máximo dois atletas por prova individual e uma equipe de revezamento por prova de revezamento.

Um total de 35 provas serão disputadas, divididas em eliminatórias, semifinais e finais, nas seguintes modalidades em versões femininas e masculinas: livre, costas, peito, borboleta, medley individual, e revezamento (que também será em versão mista). Vale lembrar que cada categoria conta com diferentes metragens.

A competição acontecerá entre 27 de julho e 4 de agosto na Arena Paris La Défense.

Polo aquático

A divisão de vagas masculinas foi feita para 12 seleções de diferentes Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), a qual cada uma recebeu 12 vagas. Já o torneio feminino distribuiu 10 vagas para 10 seleções de diferentes Comitês.

O torneio será realizado de 5 a 11 de agosto.

Saltos ornamentais

O máximo de 136 atletas (68 de cada gênero) competirá nos saltos ornamentais em Paris 2024, sendo 16 vagas (oito para cada gênero) por CON, no máximo dois atletas por evento individual, e uma equipe sincronizada (dois atletas) por evento sincronizado.

Assim, haverá provas de trampolim de 3 metros (masculino/feminino) e provas de plataforma de 10 metros (masculino/feminino). Ambos serão separados por eventos individuais e eventos sincronizados, entre 27 de julho e 10 de agosto no Centro Aquático Olímpico.

Fique atento porque o Revezamento da Tocha Olímpica terá início em 16 de abril, em Olímpia, na Grécia, como de costume, e será dada a largada para esse evento tão importante.

 

Fonte: Revista ANAPP Ed.173