16/01/2020

Cinco cuidados para um escoamento perfeito em área de piscinas


Compartilhe:

O sonho de ter uma piscina em casa faz parte de muitas famílias brasileiras.

Para se ter uma ideia, o país é o segundo do mundo que mais consome este item, só em 2018 foram produzidas cerca de 100 mil unidades a mais do que no ano anterior, um crescimento de 4,3%.

Mas antes da diversão começar, é preciso levar em conta alguns cuidados estruturais para garantir segurança e funcionalidade ao espaço.

E o ralo merece destaque no planejamento. Umas das questões mais importantes em ambientes com piscinas ou decks é evitar o acúmulo de água parada, por diversos motivos.

Além de contribuir para a proliferação de insetos transmissores de doenças como a dengue e a zika, por exemplo, ela pode causar acidentes, principalmente com crianças, que costumam correr e brincar no espaço.

Para evitar incidentes, listo abaixo cinco cuidados que garantem o escoamento perfeito do ambiente:

Cuidado dentro e fora

Evitar acidentes começa com a escolha dos itens estruturais. Um ralo anti sucção precisa ser instalado no interior da piscina para evitar que os cabelos fiquem presos no dispositivo, por exemplo. Assim é possível realizar a vazão e limpeza sem comprometer a segurança. Esse detalhe é imprescindível, pois hoje o afogamento é a segunda causa de morte de crianças no país. É algo muito sério, que deve constar no planejamento.

Escoamento de ponta a ponta

Um dos erros mais comuns na hora da construção do espaço da piscina é esquecer do escoamento nos arredores do produto. É fundamental que toda a extensão seja contemplada com um ralo. Um exemplo de modelo que é bastante indicado para este local é o Infinity, da marca Elleve. Essa peça foi desenvolvida para ser instalada em todo o local, um perfil ao lado de outro, levando toda a água para um único ponto de saída, ou quantos sejam necessários. Assim, o consumidor acaba com pontos empoçados que são comuns quando há apenas um ou dois ralos aplicados.

Atenção à tampa

Ambientes abertos são expostos a diversas condições climáticas, como sol constante. Esse detalhe é muito importante, pois alguns materiais, quando superaquecidos, podem rachar e causar acidentes, como o plástico usado nos modelos comuns. Essa questão é bastante perigosa, principalmente para crianças, que costumam andar descalças no espaço da piscina. Então para este local, o ideal é escolher materiais duradouros e modelos ocultos, quando o ralo fica escondido sob o revestimento, realizando o escoamento pelas fendas laterais.

Lembre-se da limpeza

Para evitar o comprometimento de vazão, é importante realizar a manutenção periódica dos ralos. Opte por modelos que tenham diferenciais de segurança em relação ao escoamento. Para os modelos do Grupo Linear basta retirar a tampa da peça e higienizar a calha.

Seu ralo não precisa destoar da decoração

Não é preciso abrir mão do decor para ter funcionalidade. Há, atualmente, uma infinidade de modelos disponíveis para garantir que o ralo seja um componente da decoração ou até mesmo objeto de destaque. Tampas coloridas, modelos ocultos para maior discrição, peças em diversos tamanhos. Basta escolher o modelo que melhor se adapte à proposta do espaço. O importante é ter em mente que é possível ter qualidade e design, garantindo tranquilidade para o verão.

 

Fonte: economiasc.com