25/10/2021

Cheia de charme


Compartilhe:

Estão em alta projetos personalizados para a área da piscina, ao gosto do cliente, que resgatem a vida mais próxima da natureza

Estilo e a justa combinação de paisagismo com projetos de arquitetura adequados ao gosto (e bolso) dos clientes são elementos considerados essenciais para ter uma área de piscina bacana. Ao falar de tendências, especialistas entendem que essas são regras de ouro para criar um ambiente de lazer único, harmonioso e enriquecido com elementos da natureza do Brasil.

 

Juliana Freitas, arquiteta e paisagista, considera importante, primeiramente, escutar o cliente, saber o que ele quer para então definir o projeto: “Tendência, na minha opinião, é a pessoa ter a coragem de ‘seguir’ seu coração e não ficar presa ao modismo. Atualmente encontro, com mais frequência, clientes que tomam a decisão considerando o que gostam, sem a preocupação de imitar a moda”. Apesar de a personificação estar em evidência, segundo informou, existe, sim, um ponto em comum e muito requisitado: o verde da natureza em abundância, como se fosse uma piscina envolta por uma mata. “Aí é preciso tomar cuidado com as referências trazidas pelos clientes, para não criar um ambiente denso de plantas e sombrear a piscina”, alerta Entre as espécies indicadas estão as palmeiras, que não têm raiz agressiva. Nas proximidades da piscina, use árvores apropriadas para evitar acidentes e sujeiras, ou seja, que deem frutos pequenos, não soltem folhas com facilidade nem sejam de madeira mole.

Tom claro em evidência

Juliana destaca ainda a predominância dos pedidos por piscinas claras, “até puxando para o branco”, sendo que algumas lembram praia, como parte do resgate do ambiente natural. “Eu também prefiro o tom claro ao escuro, porque gosto e acho mais seguro até para enxergar melhor a limpeza”, ressalta.A especialista acrescenta que pedras naturais ou revestimentos que as imite com perfeição são opções para piscinas rústicas. Destaca, porém, que é importante informar ao cliente dos aspectos de transformação que ocorrem com o tempo e cuidados necessários ao optar pelas pedras. É um elemento que muda de cor com o tempo, oxida e exige um esforço maior para a manutenção. “Estou testando agora entrar com pedras grandes na piscina, como as mineiras claras, que dão aspecto de água em tom (suave) de azul turquesa”, conta. As pedras são usadas nas bordas e no revestimento do tanque. E, por isso, acrescenta, devem ser escolhidas com critério, para que proporcionem o toque agradável ao pisar, um pouco lisas (sem serem polidas) e sem pontas para que não machuquem ou estraguem o maiô. Pedras hijau, por exemplo, pedem atenção no assentamento, para evitar descolamento outro material que agrada a arquiteta paisagista é a cerâmica que imita pedras claras, como hijau e aquamarine, e torna mais prática a manutenção da piscina, além de ser ideal para quem quer apenas a cor da pedra.

Olhar atento também na reforma

Henrique Freneda, designer de interiores e dono de um escritório de arquitetura e de um estilo contemporâneo, também entende que, na maioria das vezes, o cliente já chega com o desenho de piscina do seu sonho, seja para construção ou reforma. “Hoje encontramos revestimentos de muita qualidade no mercado.Em paralelo, temos modelos de revestimentos antigos que estão voltando com tudo, como os de 20x20 cm, no tom azul claro, usados 20 ou 30 anos atrás, e antes encontrados somente em cemitérios de azulejos”.

 

Em um dos projetos desenvolvidos por Freneda, por exemplo, foi possível aproveitar 80% do revestimento de uma piscina antiga. O espaço foi repaginado, ganhou uma hidromassagem agregada, uma cascata, uma escada dentro dela, além de iluminação e azulejos novos (inclusive na borda) combinando com o estilo já presente no espaço. “Era uma obra em uma casa de estilo colonial. Na reforma, priorizei o estilo e realizamos o sonho do proprietário dentro das possibilidades técnicas”, enfatiza. Segundo informou, também é comum ter pedidos com padrão inovador. “Eu já recebi encomenda de uma piscina vermelha”. Freneda destaca ainda a importância de ir além da questão estética na escolha do material e dar preferência, por exemplo, às pedras que não esquentem muito e facilitem a caminhada, além de serem antiderrapantes. ”É preciso pensar nas normas de segurança. Elas estão aí para serem cumpridas. E ainda escolher profissionais especializados em instalação de piscina. Mesmo porque são vários elementos que devem ser considerados para compor um projeto”.

Jardim tropical

O paisagista Luciano Zanardo recomenda o jardim tropical na área de piscina ou em ambientes agregados. Considerado coringa, combina com diferentes estilos da arquitetura, e torna o local em espaço social agradável para a família e para receber amigos: “Uma tendência interessante é ter um espaço de fireplace (lugar de fogo), onde as pessoas podem se reunir em torno de um tocheiro em um ambiente decorado com sofá apropriado para área externa, alvenaria ou almofadas. Outra sugestão é montar um redário”. De acordo com o especialista, pode-se pensar em criar um bosque, combinando palmeiras exóticas com árvores nativas. E trabalhar com vegetação de pequeno porte tropical, como helicônia, alpínia e outras com flores coloridas, de formas variadas e com folhagens.

Fonte: Revista ANAPP Edição 149