19/09/2019

Brasil tem surfistas favoritos na etapa em piscina de ondas do Circuito Mundial


Compartilhe:

Filipe Toledo, líder do ranking mundial, e Gabriel Medina, campeão no ano passado, são os grandes favoritos para a disputa masculina do Freshwater Pro, oitava etapa do Circuito Mundial de Surfe (sétima no feminino), que será disputada na piscina de ondas construída pelo veterano Kelly Slater, na Califórnia, nos Estados Unidos. Os dois puxam a fila de 12 brasileiros presentes no evento no masculino e duas atletas no feminino.

"Toda etapa é chave. Precisa ganhar ou chegar perto dos primeiros colocados, caso contrário não chega ao final disputando o título. Os Jogos Olímpicos são uma meta e se o título vier, a vaga virá como consequência. Meu desejo é também conseguir ir bem em toda a perna europeia e isso me ajudará bastante a chegar numa possível disputa de título no Havaí", disse Filipinho, que está recuperado de dores na região lombar.

Ele vai usar a lycra amarela de líder do ranking e espera repetir o ótimo desempenho do ano passado, quando chegou até a final, mas acabou sendo derrotado por Medina. Os dois enxergam essa etapa, que começa nesta quinta-feira ao meio-dia (de Brasília) e termina no sábado, como fundamental para a sequência da temporada, que terá paradas ainda em Portugal, França e Havaí.

Por ser realizada em uma piscina de ondas, o formato de disputa é diferente dos outros eventos do calendário. Todo atleta vai pegar três ondas para a direita e três para a esquerda. Sua pontuação é a soma das duas melhores para cada lado. Depois, os oito mais bem colocados se classificam para a fase final e a situação se repete. Ganha quem somar mais pontos.

Além de Medina e Filipinho, o Brasil terá Michael Rodrigues, Mateus Herdy, Yago Dora, Italo Ferreira, Jesse Mendes, Peterson Crisanto, Deivid Silva, Jadson André, Caio Ibelli e Willian Cardoso. No feminino, o País estará representado por Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima - as duas tiveram ótimo desempenho recentemente no Mundial da ISA, no Japão.

"No ano passado não fiz nada demais, surfei mais ou menos, deixei a pressão chegar em mim. Não fiquei tranquila e acabei esquecendo o que tinha de fazer. Esse ano estou bem animada. Treinei bastante esses últimos dias e estou esperando um resultado positivo. Coloquei tudo na cabeça o que tenho de fazer durante o evento e estou muito mais preparada e sei o que fazer para ir avançando".

Fonte: bemparana