06/02/2020

Borda de piscina: os tipos de materiais mais indicados para revestir


Compartilhe:

Na hora de projetar uma área externa com piscina, definir como será a borda é muito importante e requer atenção para saber se o material escolhido vai atender às necessidades dos moradores da casa. Lembrando que cada material é único e tem suas características  técnicas, estéticas e benefícios diferentes.

De forma geral, independente do tipo de material que você vai escolher, é importante se atentar a duas características: a primeira é garantir que esse revestimento não tenha uma "quina viva". Por ser um lugar onde as pessoas ficam com as pernas encostadas e muitas vezes usam essa borda para apoiarem a cabeça e mãos, uma quina que não tenha um acabamento mais boleado pode machucar. E a segunda característica é que o material não seja extremamente liso a fim de evitar um escorregamento. O ideal é ter uma textura mais antiderrapante.

Veja abaixo as opções de materiais:

Borda de cerâmica

A cerâmica é uma opção bem bacana para borda, pois tem baixo percentual de absorção, podendo ir até dentro da piscina. Por ter um formato pequeno, existem muitas possibilidades de acabamentos que podem ser instalados na bordas e em todos os cantos da piscina, inclusive nas que têm degraus. Para quem gosta de projetos mais coloridos, as pastilhas tem uma gama bem grande de cores. E muitos fabricantes fazem desenhos personalizados (caso você queira algo mais divertido).

 

Borda de porcelanato

Com baixa absorção e com muitos estilos de materiais, as bordas de piscina em porcelanato reproduzem mármores, madeira, pedras rústicas... Você consegue fazer muitas composições devido a versatilidade desse produto. Existem fabricantes que disponibilizam bordas prontas, mas você também pode personalizar em lojas especializadas em revestimentos.

 

Borda de cimentício

Uma opção que tem um bom custo-benefício são as de cimentício, com destaque para a borda atérmica, que é um dos produtos mais procurados quando falamos de piscinas.
Além de ter textura antiderrapante, esse produto não armazena calor, tornando-se confortável para andar descalço. Empresas especializadas tem uma linha completa com opções retas, boleadas e cantos para dar acabamentos e facilitar a montagem.

 


Borda de pedra natural

Mármores, granitos e pedras em geral, como a Mineira, São Tomé e mais uma diversidade de opções, também são bem procuradas por reterem calor. Esse tipo de produto tem grande variação de valores, portanto vale pesquisar bem. As pedras naturais oferecem um visual mais rústico e fazem composições belíssimas com outros materiais.

 

Deck de madeira

Feitos de madeira natural ou ecológico (fabricação industrializada, onde é feito uma mistura de pó de madeira e plástico) esse tipo de produto também pode ser usado como borda e é perfeito para quem deseja um visual mais minimalista

“Podemos usar um deck de madeira natural na borda da piscina desde que o vigamento inferior esteja impermeabilizado e o produto que for aplicado na superfície da madeira tenha base 100% poliuretano” comenta Gustavo Wentz, diretor-geral da ParquetSP.

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing. Tem sempre um sorriso no rosto e um roteiro de viagem preparado. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos há um tempão e criou o blog Revestindo a Casa para compartilhar todo seu conhecimento técnico, tendências e inspirações.

 

 

Fonte: casavogue