Faça seu login

Bombas de calor para aquecer a piscina

Postado em 30 de maio de 2018 | 0 comentários

Sistema ajuda a poupar energia elétrica

Tecnologia sustentável, as bombas de calor são eficientes equipamentos que utilizam a temperatura ambiente para aquecimento da piscina.

O sistema de aquecimento da bomba de calor opera em circuito fechado e constantemente modifica o estado do fluido de trabalho (líquido refrigerante), absorvendo e libertando calor. O sistema é dotado de um trocador de calor em que o líquido refrigerante absorve a energia da fonte térmica (água, solo ou ar) e evapora quando a temperatura aumenta. Através da introdução de energia elétrica, o líquido refrigerante, agora vaporizado, mas ainda frio, é comprimido em um compressor e, desse modo, aquecido. O refrigerante sai do compressor como gás quente.

Esse gás quente flui no liquidificador até o condensador, onde liberta a energia para o sistema de aquecimento, condensa e deixa este último como refrigerante, sob a forma de líquido quente. Com isso, a água do sistema de aquecimento é aquecida à temperatura desejada.

O refrigerante quente, no estado líquido, é transferido para a válvula de expansão.

Na válvula de expansão, a pressão é reduzida bruscamente. A temperatura do líquido de arrefecimento também baixa rapidamente, sem a libertação de energia. O refrigerante líquido frio é transferido para o evaporador e o ciclo começa novamente.

De acordo com especialistas, as bombas de calor têm eficiência de cerca de 300% em relação aos sistemas de aquecimento alimentados por combustíveis fósseis. Ou seja, a cada unidade de energia utilizada pela bomba de calor, são geradas três ou mais unidades de calor para seu devido funcionamento. Isso significa que a aplicação de uma bomba de calor vai compensar os gastos com eletricidade, colocando dentro do sistema uma parcela de energia renovável, numa proporção de três para um.

129_2

O desempenho entre diferentes modelos de bombas de calor é importante para verificar seu melhor funcionamento sob as condições de cada projeto. Produtos que se saem melhor em aquecimento de água para banho podem não funcionar tão bem para piscinas e vice-versa.

Além disso, os sistemas de aquecimento com bombas de calor têm um tempo de aquecimento ou recuperação da energia dissipada para o ambiente. Esse tempo é maior se comparado a sistemas a gás ou elétricos, embora a economia gerada pelo uso de uma bomba de calor seja significativa.

Mas as bombas não são as únicas responsáveis pelo aquecimento da água. Especialistas afirmam que é importante a utilização de capas térmicas, pois reduzem o consumo do aquecedor – e minimizam a dissipação do calor para o ambiente, uma vez que a maior parte da perda de temperatura da piscina ocorre a partir de sua superfície.

Fonte: Revista ANAPP Edição129

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *