26/09/2019

Benefícios do banho de piscina gelado


Compartilhe:

Quando você entrar na sua piscina, você vai perceber que logo se acostumará à temperatura da água. E, com isso, vai perceber que existem boas consequências. Até porque você poderá se divertir e relaxar dentro da água, e incentivar seu corpo a trabalhar mais eficientemente.

Força de vontade, resistência emocional e combate ao estresse

Comecemos falando sobre seu psicológico: sabe aqueles dias que você está desanimado? Ou então até mesmo lutando contra uma depressão? Pois bem: o banho gelado pode te ajudar muito! Ele age no seu sistema nervoso de maneira a liberar endorfina – o hormônio da felicidade. Assim, seu corpo é tomado pela sensação de bem-estar e otimismo. Dessa forma, você se sente mais animado e capaz de enfrentar as dificuldades do dia.
Consequentemente, o seu estresse será também combatido. Com a sensação de calma e tranquilidade, será mais fácil lidar com situações que te deixam nervoso.

Aumento da imunidade

Ao entrar na piscina para um banho gelado, o corpo é obrigado a se aquecer sozinho. Isso faz com que o metabolismo funcione mais rápido, levando à ativação do sistema imunológico. Ao ativar o sistema, há uma maior ativação das células brancas – também chamadas leucócitos – responsáveis por combater as doenças no organismo.

Melhora da circulação

Você já percebeu que, em jogos de futebol, quando os jogadores se machucam, é colocado gelo na lesão? Essa atitude ajuda a baixar a temperatura da parte do corpo, assim acelerando a entrega de sangue quente e oxigenado no local, aumentando a velocidade da recuperação. Seguindo esse raciocínio, o banho gelado de piscina faz com que todo o sangue no seu corpo circule de maneira mais rápida, assim fluindo melhor e então tornando o sistema circulatório mais eficiente.

Aceleração do metabolismo e gasto de calorias

Como já foi citado, a velocidade de funcionamento do metabolismo é aumentada ao longo da imersão em um banho gelado. Para que o corpo se aqueça sozinho, ele gasta mais calorias. Ou seja, a sua gordura corporal é queimada para que o corpo se mantenha aquecido.
Por isso, uma das boas consequências do banho gelado é também o estímulo da perda de gordura corporal – e então, a perda de peso. Quem não quer emagrecer sem perder certos hábitos alimentares? Maravilhoso!

Despertar e descansar

Tem dias que acordamos tão cansados, que pensamos que não daremos conta de enfrentar todos os afazeres. Muitas vezes, nem mesmo o café pode ajudar! Por isso, mude um pouco a rotina: que tal dar uma rápida mergulhada antes de ir trabalhar? O banho gelado na piscina com certeza assustará a preguiça e você despertará, dando um toque a mais de vitalidade para a sua rotina.
Do mesmo jeito, você pode ser beneficiado na hora que chegar em casa cansado. Dê um mergulho para desestressar e colocar de lado todos os problemas do dia. Assim, poderá aproveitar uma ótima noite de sono.

Cuidado com a temperatura ambiente

Apesar de dentro do banho gelado não haver problemas, você tem que se esquentar na hora de sair. A brisa de inverno pode te trazer um indesejado resfriado. Por isso, prepare-se para deixar uma toalha ao lado, e corra para um banho quente! Nada de ficar tomando friagem depois de mergulhar.

Sem medo!

Uma nova experiência, como aproveitar a água gelada, pode trazer uma certa apreensão. Entretanto, é necessário ter coragem para enfrentar esse tipo de desafio. Pense como se estivesse entrando numa cachoeira ou então piscina natural. Nada tão fora do normal, não é mesmo?
Então, com certeza é possível fazer o mesmo na sua casa, entrando para um banho gelado na sua piscina. Afinal, além da adrenalina, a água gelada pode trazer diversão, e acima de tudo, benefícios para sua saúde.

Fonte:henrimar