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Atividades físicas para serem praticadas na piscina.

Postado em 18 de setembro de 2014 | 0 comentários

Se você não gosta de praticar exercícios físicos, talvez fosse a hora de optar por um novo esporte, e neste aspecto, as atividades esportivas nas piscinas são ótimas pedidas. Recomendado por diversos ortopedistas e fisioterapeutas e liberado para todas as faixas etárias, as atividades aquáticas na piscina são uma combinação completa de lazer, diversão e esporte.

Embora a sensação de esforço seja menor, já que água contribui para o controle do calor e a diminuição do peso corporal, a intensidade dos exercícios aquáticos é a mesma da pratica de uma corrida ou bicicleta, podendo ter um gasto calórico médio de até 400 calorias. As atividades aquáticas na piscina, também são ótimas para pessoas com pouca liberdade de movimento como: gestantes, obesos, idosos ou pessoas com artrites e osteoporose. E o melhor: podem ser realizadas no verão, para refrescar ou no inverno para se aquecer.

Mas antes de escolher o seu esporte, é fundamental ter uma avaliação médica para que o profissional avalie a sua saúde e identifique quais movimentos você poderá ou não realizar durante os exercícios.

Agora que você já conhece os benefícios da prática de esportes na piscina, a ANAPP separou algumas atividades aquáticas para você realizar na piscina:

Natação
A natação é um esporte feito para quem deseja: emagrecer, aumentar o seu condicionamento físico ou simplesmente relaxar. Recomendado para todas as idades, a natação auxilia na capacidade circulatória e respiratória, desenvolve a massa muscular, oferece maior flexibilidade e resistência do corpo, melhora o raciocínio, auxilia para o equilíbrio e a coordenação motora. Além de ser um ótimo exercício para a prevenção de doenças cardíacas, osteoporose e diabetes.

 

Hidroginástica
Para quem possui pouco condicionamento físico, pouco tempo para se dedicar aos treinos e deseja emagrecer ou fortalecer os músculos e as articulações, com uma atividade física divertida e refrescante, conheça a hidroginástica. Esta atividade, muito realizada na terceira idade, é recomendada para todas as faixas etárias e traz diversos benefícios ao corpo como: aumento da circulação sanguínea, resistência corporal e do sistema cardiorrespiratório, correção postural, tonificação dos músculos, combate ao estresse e maior flexibilidade das articulações.

 

Hidrobike
Já imaginou praticar bicicleta dentro da água? A hidrobike é realizada com uma bicicleta específica para pedalar dentro da água. Por ser na piscina, a hidrobike possui baixo impacto, não exigindo tanto esforço das articulações. A queima calórica desta atividade pode chegar até 500 calorias, ótimo para quem deseja emagrecer, além do aumento do condicionamento físico, controle do peso, melhora da tonicidade muscular e aumento da resistência corporal e do sistema cardiorrespiratório.

 

Polo Aquático
Similar ao handebol, o polo aquático é praticado na água, porém exige que a pessoa saiba nadar e tenha total controle dos arremessos e percepções para agarrar a bola em tempo hábil. Este exercício exige um bom condicionamento físico e precisa ser bem treinado. Os benefícios são os mesmos que os demais exercícios aquáticos.

 

Vôlei aquático
Semelhante ao vôlei em solo, o voleibol aquático é um ótimo exercício para quem quer se exercitar e se manter fresco. Também é uma atividade agradável para ser realizada com a família, bastando apenas uma rede e uma bola de borracha.

Author: admin

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