Faça seu login

Atividade complementar

Postado em 18 de julho de 2018 | 0 comentários

Natação ajuda a melhorar desempenho do atleta em outras práticas esportivas

A natação é uma das atividades físicas mais completas que existem.

Quando praticada regularmente, desenvolve e combina harmonia, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, ritmo, potência, força, velocidade e resistência.

Por isso, atletas que se dedicam a outras modalidades têm procurado cada vez mais a natação como esporte complementar. Treinadores recomendam atividades complementares para aumentar o rendimento do atleta em seu esporte habitual. A natação contribui para melhorar o condicionamento físico e o sistema cardiorrespiratório.

127_2

Dentro da piscina, crescem as opções para quem busca um resultado específico. É possível, além da natação, praticar hidroginástica (modalidade de ginástica praticada dentro d’água), hidrorunning (espécie de corrida submersa), hidrobike (exercício realizado com bicicletas especiais, com materiais antiferrugem), hidrofight (com movimentos de luta, mas não com o propósito de ensinar a lutar) e polo aquático (esporte que utiliza os princípios do handebol com regras diferenciadas para a prática dentro da piscina).

Geralmente, os atletas que praticam corrida e/ou ciclismo usam a natação para ganhar mais ritmo, melhorar o condicionamento físico e relaxamento do corpo.

Especialistas dizem, contudo, que o atleta que deseja praticar natação como complemento de outra modalidade precisa ficar atento para não se fatigar demais. Como o foco é o esporte principal e o corpo não está acostumado com outras categorias, o esportista deve começar aos poucos, com ajuda de treinador, aumentando a atividade gradativamente.

Inicialmente, são indicados os nados crawl e costas. À medida que o rendimento aumenta, é possível passar para o nado de peito e borboleta.

É importante sempre a supervisão de um treinador, para que você não pegue pesado demais e acabe cansado ou lesionado.

Após um treinamento de corrida, a natação pode servir para relaxamento da musculatura, desde que o treino seja mais leve, sem ‘tiros’ ou ‘braçadas’ fortes. Além disso, é interessante a prática do triatlo, modalidade que reúne ciclismo, corrida e natação em determinados percursos.

Embora, na competição, o triatleta tenha que praticar os três esportes no mesmo dia, treinadores não aconselham fazer isso no dia a dia, pois o desgaste seria muito maior e o atleta não estaria bem preparado para competições.

Mesmo que não seja com a finalidade de competir, tome cuidado para não exagerar na dose.

Fonte: Revista ANAPP Edição 127

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *