09/06/2021

Atenção ao Tratamento da Piscina no Inverno


Compartilhe:

Temperaturas baixas afastam os usuários, mas a água precisa continuar sendo devidamente cuidada para permanecer saudável

O  inverno no Hemisfério Sul começa dia 21 de junho e se estende até 21 de setembro. No entanto, as temperaturas já começam a cair em algumas regiões ainda nos primeiros meses de outono, geralmente a partir de abril, principalmente em alguns estados do Sul e do Sudeste, e em zonas serranas de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Embora as temperaturas baixas afastem os usuários das piscinas ao ar livre por alguns meses, é fundamental manter o tratamento semanal adequado para garantir que a água permaneça saudável também neste período do ano. 

A partir do outono, começa a época em que as folhas de árvores e de plantas caem com muito mais intensidade para economizar energia devido à diminuição da fotossíntese e, por isso, é comum que as piscinas com paisagismo no entorno fiquem com mais folhas e flores em suspensão. Com isso, aumenta também a ação dos microrganismos que consomem toda essa matéria orgânica, assim como a proliferação de algas caso o ambiente receba pouco ou nenhum desinfetante, resultando em mau cheiro e aspecto desagradável. Além de deixar a piscina com uma aparência repugnante, esses fatores podem trazer riscos para a saúde.

É importante destacar que tratar a água da piscina no inverno é muito mais fácil do que na alta temporada, e mais econômico! Isso porque, embora o tratamento da água no inverno seja o mesmo da primavera-verão, a frequência e as dosagens dos produtos utilizados são bem menores. Todos concordam que a piscina não tem só a finalidade esportiva e recreativa, mas também é um elemento decorativo que valoriza o ambiente, enriquece a paisagem e valoriza o imóvel. Portanto, se a aparência não for cuidada no inverno, todas essas características positivas assumirão valores negativos.

O Tratamento Físico

A remoção de folhas e outros objetos estranhos, assim como a aspiração do fundo e escovação das paredes, continuarão sendo necessárias para manter o aspecto limpo e agradável da piscina. A frequência dessa limpeza, no entanto, varia para cada caso. Essa tarefa também pode ser eliminada se uma capa de cobertura que impeça a queda de sujeira na água for instalada.

A filtração diária também deve ser mantida para promover a oxigenação da água e sua limpidez, e para homogeneizar a solução do cloro. A instalação de um timer programador (time clock), que liga e desliga a bomba do filtro todos os dias em horas pré-determinadas, evitará o trabalho de fazer essa tarefa manualmente.

Os equipamentos que não forem utiliza­dos, como peneira e escovas, devem ser guardados em local seco e bem ventilado para que permaneçam preservados para a utilização na temporada seguinte. ­Seguindo esses conselhos, todos terão uma piscina sempre bonita e bem cuidada, pronta para um mergulho caso o tempo permita, e sem dores de cabeça.

 

Fonte: pool-life.com.br