16/09/2020

Animais de estimação na piscina: conheça os principais cuidados!


Compartilhe:

Não é de hoje que os pets se tornaram parte da família. Atualmente, muitas pessoas levam seus bichinhos para todos os lugares, como uma forma de companhia e diversão. E uma dúvida frequente dessas pessoas diz respeito à possibilidade de deixar os animais de estimação entrarem na piscina.

Afinal, esse é um ambiente seguro para os bichinhos? Ou é melhor evitar esse hábito? Inicialmente, podemos dizer que sim — os animais estão liberados nesses espaços de lazer, desde que alguns cuidados sejam tomados.

É justamente sobre isso que falaremos no post exclusivo de hoje. Para saber mais sobre o assunto e fugir de problemas, continue a leitura e anote todas as recomendações!

Instale itens de segurança no local

Independentemente do porte, os animais são seres indefesos e que necessitam do máximo de cuidado. Para garantir que o seu pet não sofra nenhum acidente, como um indesejável afogamento, o ideal é investir em itens de segurança, que deverão ser instalados ao redor do espaço.

Esse é o caso das telas, cercas e, em alguns casos, uma espécie de sistema automático para mantê-los em segurança. A parte boa é que esses elementos também funcionam perfeitamente para prevenir que idosos ou crianças passem por situações complicadas.

Atenção: se a ideia é fazer com que esses acessórios funcionem bem, lembre-se de contratar os serviços de uma empresa especializada no segmento.

Sempre trate a água

Assim como acontece com os humanos, os pets precisam estar em ambientes bem higienizados. Com esse cuidado, conseguimos prevenir uma série de complicações de saúde, como intoxicações ou doenças de pele.

Na piscina, tal cuidado pode ser realizado investindo na boa qualidade da água, especialmente porque ao nadar, é provável que o cachorro engula uma boa quantidade de líquido. Sendo assim, verifique se os níveis de cloro estão em dia, bem como o pH da água. O ideal é que a água fique sempre cristalina, com um pH podendo variar de 7,0 até 7,4.

Tal processo pode ser colocado em prática tanto com a ajuda de profissionais do ramo, quanto com a utilização de equipamentos próprios para manter a água em movimento e evitar a proliferação de parasitas e bactérias.

Monte um kit de primeiros socorros

Quer deixar os animais de estimação na piscina com a família? Então, organize um kit simples de primeiros socorros, deixando os materiais sempre em um lugar de fácil acesso, caso haja urgência.

Além dos elementos básicos, como faixas e algodões, considere comprar um flutuador ou um colete salva-vidas exclusivo para cães. Esses itens podem ser facilmente encontrados na internet ou em pet shops.

Outro ponto interessante, é ter sempre por perto o telefone da emergência, assim como o de um veterinário de sua confiança.

Não deixe os animais sem vigilância

Ainda que os seus pets sejam adultos e comportados, é fundamental vigiá-los a todo instante. A dica é eleger, ao menos, um de seus parentes ou convidados como responsável por acompanhar o animal ao longo do período no espaço de lazer.

E mais: em hipótese alguma deixe os seus bichinhos sozinhos nessas áreas, mesmo se houver sistemas de segurança no entorno e eles forem treinados. Em um simples descuido, esses animaizinhos podem cair na água e não conseguir sair.

Dicas extras

Depois que o bichinho entrar na água, também existem outros detalhes que merecem ser observados. Veja alguns deles:

  • deixe o seu pet familiarizado com a piscina. Se necessário, treine o animal para que ele perca o medo;

  • você pode utilizar brinquedos para incentivá-lo a entrar na água. Bolinhas são bons exemplos;

  • jamais force o animal a entrar. Se ele mostrar resistência, deixe que fique do lado de fora;

  • assim que ele sair da piscina, seque bem as suas orelhas para evitar o surgimento de fungos ou inflamações.

Com essas recomendações sobre como deixar os animais de estimação na piscina, vai ficar fácil curtir momentos incríveis — e tranquilos — com a sua família.

 

Fonte:poolrescue.com.br