27/08/2020

Andar em declive vira espaço gourmet com piscina em casa no RJ


Compartilhe:

O andar térreo da casa de 400 m² era uma parte semienterrada da construção e foi repaginado para a família receber amigos com muito estilo no projeto da arquiteta Amanda Miranda

O piso térreo da casa de 400 m² com três andares, localizada na ilha do Governador, no Rio de Janeiro, era uma parte semienterrada da construção, praticamente sem nada. A arquiteta Amanda Miranda trabalhou nesta área do imóvel criando espaços de lazer para a família – formada pelo marido, um empresário de 42 anos, a mulher, uma médica de 39 anos, e o filho de 8 anos. A profissional aproveitou também para repaginar a fachada e o quarto do casal no terceiro pavimento.

No térreo, a arquiteta projetou uma área gourmet composta de cozinha com churrasqueira e despensa, banheiros, ambientes de estar, de refeições, além de um compartimento com função de adega climatizada, que foi construído do zero e tem 8 m². Assim, Amanda conseguiu atender o desejo dos proprietários de ter um espaço generoso para receber bem muitas pessoas. ‘’Criamos um ambiente amplo e contemporâneo, com elementos de estilo rústico chique’’, define.

Esse estilo de decoração – um pedido dos moradores – foi traduzido por meio do piso de cimento queimado, da parede revestida com tijolos de demolição e alguns moveis e marcenaria com madeira de demolição. Já a paleta tem a vibe de um ambiente descontraído para receber amigos e promover festas, com cores alegres e fortes: azul, bordô e laranja. Uma claraboia no ambiente de estar, pensada pela arquiteta, traz mais luz natural ao espaço sem janelas, onde brilham as obras de arte assinadas por Valdeir Maciel, Dionisio Del Santo, Antonio Bandeira, Yolanda Mohalyi, Inimá de Paua, Milton Da Costa, Aldemir Martins, Noemia Mourão e Israel Kislansky.

Na área externa só havia um terreno de terra com duas palmeiras grandes – que foram preservadas – onde foi construída uma piscina com raia e um deque parcialmente molhado. Para isso, a arquiteta tirou partido da declividade do terreno, criando uma piscina de formato inusitado em blocos que se conectam em diferentes profundidades. O destaque é sua parede lateral de vidro transparente voltada para a sala de estar, que causa grande impacto visual. As pastilhas na cor verde, que revestem o interior da piscina, integram ainda mais seu volume a vegetação ao redor.

 

Como os moradores queriam repaginar a fachada, antes toda branca e sem detalhes, Amanda apostou em jardins verticais e revestimentos de madeira, além de aplicar espelhos em locais estratégicos para ampliar algumas áreas, como o final da piscina.

 

Fonte:revistacasaejardim.globo.com