07/03/2024

Água, a melhor amiga do sono


Compartilhe:

É fato: um simples banho morno uma ou duas horas antes do horário de dormir facilita o adormecer e melhora a qualidade do sono

A insônia tem atingido quase 70% dos brasileiros. Estresse, ansiedade e excesso de preocupações estão entre as principais causas

Como já mencionamos em matérias anteriores, a prática de atividades físicas aquáticas pode ser uma ótima aliada para quem busca uma boa qualidade de sono, já que contribui para o relaxamento do corpo e para um sono mais profundo e reparador. Além de favorecer o bem estar físico e mental, praticar atividades aquáticas, mesmo que de maneira descontraída e moderada, ajuda no controle de doenças cardíacas e da obesidade. Isso porque, seja a natação ou hidroginástica, esse tipo de exercício fortalece o sistema muscular e ósseo, melhora os sistemas respiratório e circulatório e aumenta o condicionamento físico.

Outra boa notícia, segundo a médica especializada em neurologia e diretora da Associação Brasileira do Sono, Márcia Assis, mesmo as pessoas que não são adeptas aos esportes aquáticos podem obter uma melhor qualidade do sono ao adotar algumas práticas simples envolvendo o uso da água.

“Os estudos mostram que o banho de água morna ou aquecida (40-42ºC), seja de chuveiro ou banheira, uma a duas horas antes do horário de dormir, já melhora a qualidade do sono, além de facilitar o adormecer. Isso acontece porque a temperatura corporal é um dos sinalizadores que apresentamos um ritmo circadiano, isto é, um ritmo de aproximadamente 24 horas”, explica a especialista.

Banhos de banheiras e ofurôs ainda contribuem para a redução da tensão e ansiedade, potencializando a sensação de relaxamento

De forma simples, a temperatura corporal apresenta uma queda durante o período em que dormimos, principalmente da metade até o fim da noite, e, em seguida, pela manhã começa a subir como um sinal biológico avisando que é hora de despertar. “O banho morno ou quente favorece a termorregulação, melhora a circulação sanguínea das mãos e pés e facilita a perda de calor para o meio ambiente. Este fenômeno reduz a temperatura corporal e, desta forma, contribui para o início do sono”, esclarece a neurologista.

Além de todos os benefícios já apresentados para alcançar o sono dos justos, os banhos de banheiras e ofurôs ainda contribuem para a redução da tensão e ansiedade, potencializando a sensação de relaxamento. No entanto, a permanência no ofurô não deve ultrapassar 30 minutos de duração, pois pode causar hipotensão, ou seja, queda excessiva da pressão arterial.

E vale o lembrete: a insônia tem atingido quase 70% dos brasileiros e pode ter causas diversas, desde físicas, como dores ou alguma doença, até psíquicas, como estresse, ansiedade e excesso de preocupações. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, que realizou entrevistas virtuais com mais de 1.500 brasileiros.

Se você faz parte dessa estatística, que tal começar hoje mesmo uma rotina de bem-estar? Procure manter uma alimentação balanceada, pare de mexer no celular pelo menos meia hora antes de dormir e invista em práticas de relaxamento, como a meditação. Além disso, você pode tomar um bom banho para aproveitar o poder restaurador da água e ter uma ótima noite de sono.

 

Fonte: Revista ANAPP Ed. 159