24/10/2023

A hora e a vez das pedras naturais


Compartilhe:

Hijau, Creta e Granito ganham espaço e são apostas de estampas de revestimento para a Primavera-Verão 

Os últimos anos escancararam a necessidade e importância de cuidar da saúde e bem-estar. O wellness e o wellbeing ganharam status de primeira ordem em todas as esferas da sociedade e o mercado de piscinas acompanhou esse movimento. Com o crescimento da demanda por novas estruturas de lazer e reformas em meio a pandemia, o mercado sentiu o impacto e sofreu com falta de matéria-prima, mão de obra e produtos, além do aumento dos preços.

 

Diante desse cenário, as piscinas de concreto acabaram ganhando vantagem competitiva e foi observado um aumento na procura por esse produto. A relação custo benefício ficou ainda mais evidente, além da versatilidade de poder ser construída em qualquer tamanho ou formato e da diversidade e variedade de acabamentos disponíveis.

Por muito tempo o azul e suas nuances reinaram em absoluto quando o assunto era revestimento para piscinas. Mas com as inúmeras possibilidades de cores, formas e texturas que as piscinas de alvenaria oferecem, os tons de verde e de pedras naturais ganharam espaço e são apostas para a Primavera-Verão.

De acordo com o arquiteto da Strufaldi Pastilhas e Cerâmica, Sergio Gonzalez, apesar de os azuis e os verdes ainda serem as cores mais procuradas, a empresa está desenvolvendo uma nova linha com foco na Natureza e Cultura Brasileira, levando em conta também a questão da sustentabilidade. “Para desenvolver essa linha, realizamos um estudo de propostas e cores atendendo a demanda por essas novidades. Os novos produtos serão lançados em janeiro”, afirma.

Para o gerente comercial da Strufaldi, Anderson Lisboa, a expectativa de negócios para a alta temporada é a melhor possível, pois o mercado ainda está aquecido com o aumento das vendas durante a pandemia.

Manta Armada

Relativamente novo no mercado brasileiro, o vinil manta armada ganhou muito espaço no último ano por causa do cenário econômico. Amauri Rosa, gerente de contas da Cipatex, explica que a manta armada é uma criação dos europeus para garantir maior resistência mecânica e, consequentemente, maior durabilidade do revestimento. “O mercado brasileiro de piscinas se orienta e acompanha o que ocorre na Europa, então é natural que essa tendência também fosse observada aqui. Mas nos últimos anos tivemos uma explosão de demanda deste tipo de revestimento e este fenômeno nos obrigou a realizar adaptações em nossos processos para atender a esse nicho”, explica.

Entre as vantagens competitivas da manta armada estão o fato de proporcionar maior agilidade na conclusão da obra, uma vez que não há necessidade de esperar a alvenaria ficar pronta para tirar medidas e fazer a encomenda do bolsão.

O gerente de Vinil da Sodramar, Eric Miranda, acrescenta ainda que entre os benefícios do vinil manta armada estão o fato de ser uma solução simples para piscinas de alvenaria que apresentam problemas de vazamento, a durabilidade do produto e as inúmeras possibilidades de estampas. “Além disso, para o lojista ficou fácil programar as instalações, visto que o produto pode ficar disponível à pronta entrega na loja. Sem contar que algumas características técnicas também influenciaram essa grande aceitação, como a facilidade de instalação, manutenção e limpeza”, pontua.

É consenso no mercado que a maior parte dos consumidores ainda é bastante conservadora na escolha das cores do revestimento da piscina. “Fazendo uma analogia ao mercado automobilístico, basta andar pelas ruas e perceber que os automóveis dificilmente saem das cores básicas. Mesmo que muitas pessoas gostem de cores diferentes e ousadas, na hora da aquisição, acabam optando pelo tradicional e no mercado de piscinas não é diferente. A preferência do consumidor ainda é o azul com suas variações de tonalidade e estampas que remetem a pastilhas, azulejos”, exemplifica o gerente de contas da Cipatex. Tanto que o grande lançamento de estampa da Cipatex para manta armada é o Maresias, uma estampa de pastilhas 3x3 cm em tons intensos de azul.

Apesar disso, a procura por estampas com cores e de pedras naturais tem crescido perceptivelmente. “Na Sodramar, as linhas mais procuradas nos últimos meses tem sido a Touch que imita pedras naturais. Tanto que para essa temporada desenvolvemos a linha Granite, que traz a definição da pedra granito, e a linha de pedras naturais Hijau, Creta e a linha Urban”, contrapõe Miranda.

Com o mercado aquecido, a expectativa para a Primavera-Verão 2022 é muito positiva e a aposta da Sodramar é que o vinil manta armada tenha maior participação de mercado.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 160