10/10/2019

5 esportes que podem ser praticados dentro das piscinas


Compartilhe:

Polo Aquático

polo aquático assemelha-se ao handebol, sendo que a única diferença é que no polo os jogadores não podem segurar a bola com as duas mãos, exceto pelo goleiro.

 

Vôlei de piscina ou Biribol

vôlei de piscina é muito similar ao vôlei de quadra, com a diferença que na modalidade aquática há apenas 4 jogadores em cada time.

Ou seja, são dois atacantes e dois receptores. Já a altura de rede ajustável a um tamanho que agrade aos participantes.

seja, são dois atacantes e dois receptores. Já a altura de rede ajustável a um tamanho que agrade aos participantes.

 

Basquete de piscina

basquete de piscina é bem parecido com o que se joga nas quadras: a ideia é fazer o maior número de cestas. Para jogar, pode-se utilizar bexigas de água ou bolas comuns.

É possível comprar kits de tabelas para o basquete aquático ou, também, improvisar com materiais caseiros.

 

Slackline na piscina

slackline já é um esporte bem conhecido, mas muita gente não sabe que é possível praticá-lo também em piscinas. Para isso, basta prender a fita nas duas extremidades da piscina.

A idéia de esporte é a mesma: a diferença é que em caso de queda, você cai dentro da piscina. Sendo assim, é possível ter mais liberdade na hora de realizar saltos e acrobacias, já que os riscos na piscina são menores.

 

Ketball

ketball é um esporte holandês que uma mistura o squash e o tênis. Para jogar são necessários uma rede, um “gol” para cada lado e dois times com dois participantes.

O objetivo é chegar aos 14 pontos e vencer o set. Faz ponto quem fazer a bola cair na quadra adversária ou se o oponente acertar a rede e fazendo “gol” no adversário.

Para quem procura um esporte por questões físicas, esportivas (por competições) ou médicas alguns esportes mais intensos podem fortalecer músculos, ajudam na circulação, no emagrecimento e na recuperação de lesões.

Alguns esportes recomendados são: natação, saltos ornamentais, mergulho e hidroginástica.

Benefícios da prática de esportes em piscina

Alguns benefícios para o corpo estão relacionados ao menor impacto nas articulações. Ou seja, ao praticar esportes dentro da água o impacto causado pelos movimentos é quase nulo.

Desta forma você fortalece seu corpo e reduz o atrito causado pela prática de atividades físicas.

Isso diminui significativamente o risco de lesões e ajuda a recuperar lesões já existentes. Outro fator importante é que a pressão da água age de forma positiva para a circulação sanguínea.

Em contrapartida, quando praticamos um exercício, normalmente nosso corpo acaba gerando um nível elevado de calor, o que na piscina não acontece.

Nossa temperatura continua estável, possibilitando uma maior intensidade na carga de exercícios.

Para as crianças, as atividades podem dar autonomia e desenvolver as habilidades motoras. Além disso, a realização de exercícios dentro d’água ajuda no desenvolvimento de aspectos como equilíbrio, lateralidade e noção de espaço.

Fonte: hth.com.br