Faça seu login

A Copa do mundo no Nordeste

Postado em 17 de junho de 2014 | 0 comentários

Por Junior Cipriano

Neste ano, o Brasil recebe a copa do mundo. Parte dos jogos acontecerão no Nordeste, onde há sol, mar  e piscinas incríveis.

arena-castelao-fortaleza-recife

Vista aérea da Arena Castelão em Fortaleza – CE.
Foto divulgação

Em dezembro de 2013, a Fifa realizou um sorteio e definiu quais cidades brasileiras receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Desde então, todas as partidas da primeira fase do mundial estão definidas. Ao todo, serão 64 jogos em 12 cidades – que vão de 12 de junho a 13 de julho. Com a aproximação dos jogos, a revista ANAPP resolveu apresentar para você, caro um leitor, um pouco mais das cidades que receberão o maior evento esportivo do planeta. Ah, e é claro, as mais belas piscinas de cada região. Vamos começar pelo Nordeste. Mais precisamente em Fortaleza, no Ceará, onde acontecerão jogos na Arena Castelão – com 64.846 lugares.

Apesar de ser uma cidade grande com pelo menos 2,5 milhões de habitantes, as ruas e avenidas são simples. Em alguns cantos, lembram até aquelas pequenas cidades do interior. Um dos programas favoritos de quem visita ou vive em Fortaleza é passear pela orla – mesmo nos dias de sol. Apesar da alta temperatura o ano inteiro, o vento fresco e as breves pancadas de chuva ajudam a refrescar.

hotel-mareiro

Foto divulgação. Hotel Mareiro

Além da Praia do Futuro e da Praia de Iracema, o Ceará reserva outros programas recreativos. O clima tropical é convidativo para se refrescar nos hotéis mais luxuosos. A cidade dispõe de diferentes resorts. Muitos deles com piscinas incríveis – das mais simples às mais elaboradas. O hotel Mareiro por exemplo, oferece uma piscina fascinante. Em sua volta, há palmeiras, pisos de deck e iluminação de fibra ótica nas laterais da piscina.

Os verdadeiros amantes de piscina, tem parada obrigatória no Beach Park. A principal atração aquática da cidade fica a 28 quilômetros da capital, no município de Aquiraz. A estrutura do local é ambiciosa e conta com tobogãs, piscinas com ondas, brinquedos para adultos e para crianças. A garotada pode se divertir de baixo do balde que despeja 1.800 litros d’água. Os mais crescidos podem se aventurar em um dos sete toboáguas de 24 metros de altura com queda à uma piscina de 50.000 mil litros. Os escorregadores são altos e em forma de caracol. Alguns deles atingem queda de até 30 quilômetros por hora. Os mais corajosos encararam a queda de 41 metros do toboágua que equivale a um prédio de 14 andares e atinge 105 km/h. É a atração mais radical do parque.

Foto: Divulgação Beach Park

Foto: Divulgação
Beach Park

Vale destacar que guarda-vidas ficam atentos em quem está na água. Há pelo menos um deles em cada piscina. Segundo divulgação do parque, uma vez a cada três meses, as habilidades dos guarda-vidas são avaliadas por meio da certificação Jeff Ellis & Associates – certificado internacional de guarda-vidas no Programa Integral de Gestão de Risco Aquático (PIGRA). A Jeff Ellis & Associates tem reputação mundial como líder global em segurança aquática e procura avançar a formação dos salva-vidas profissionais e pelos serviços de gerenciamento de risco. A Jeff Ellis é consolidada em países como Estados Unidos, México, China, Espanha, Bahamas, Coréia, Egito, Cairo, Bahrein e Dubai.

Vale destacar que às quintas-feiras, barracas da praia do futuro promovem as conhecidas caranguejadas. Em algumas barracas, acontecem também apresentações de stand-up – muito comuns em Fortaleza.

 

Recife – Pernambuco

Foto: Divulgação. Atlanta Plaza

Foto: Divulgação. Atlanta Plaza

Quem vai a Recife, gosta de passear pelo centro histórico. No bairro do Recife Antigo, por exemplo, as ruas típicas, museus e prédios antigos dão forma ao cenário local. Outro ponto turístico de lá é a praia de Boa Viagem – que apesar de bonita, é perigosa. Na areia, muitas placas alertam o risco de ataque de tubarão. Mesmo assim, as pessoas caminham pela orla, jogam futebol de areia e tomam sol. Outras até arriscam entrar na água…

Quem deseja hospedagem de luxo, pode escolher o Hotel Atlant Plaza. A localização é privilegiada: fica à beira da praia de Boa Viagem. No 15º andar, os hóspedes podem desfrutar da área de lazer, onde está a convidativa piscina com vista para o mar e serviço de bar.

Um pouco mais afastado do Recife, no município de Ipojuca, fica Porto de Galinhas. A distância da cidade é 64 quilômetros. A viagem dura 1 hora. Lá, a piscina é natural. O mar é azul. Mas um tom de azul forte. Idêntico ao do céu. Quem entra na água tem a oportunidade de nadar com os peixes e desfrutar muito desta terra linda. Na região, há hotéis e resorts de vários preços. As piscinas mais incríveis estão nos resorts de 4 e 5 cinco estrelas. Um exemplo é Nannai Resort. A decoração da área de lazer se atenta ao aconchego do hóspede.

Nannai Resort

Nannai Resort. Foto: Divulgação.

São muitos coqueiros, cabanas e esquema especial de iluminação – tanto na piscina quanto no ambiente. A residência fica de frente para praia. Dá para deixar esse passeio de escanteio?

Em Recife, os jogos estão marcados para acontecer na Arena Pernambuco. O estádio foi erguido do zero em São Lourenço da Mata – região metropolitana de Recife. O estádio foi feito em 30 meses e levou 30 meses para ser construído e tem capacidade para 42 mil pessoas. Coincidentemente, os jogos acontecerão na mesma época das festas de São João. Nos arraiais do Sítio da Trindade. – na Avenida Estrada do Arraial da Trindade. Para mais informações sobre datas e horários, acesse: recife.pe.gov.br.

Os jogos em Recife irão acontecer na Arena Pernambuco

Os jogos em Recife irão acontecer na Arena Pernambuco

Para alguns turistas a Linha Verde é um dos caminhos mais bonitos e agradáveis da Bahia. O passeio é tranquilo, relaxante e ideal para quem quer deseja ir às praias mais incríveis da região.

Foto: Divulgação. Arena das Dunas

Foto: Divulgação. Arena das Dunas

Natal – Rio Grande do Norte

Há quem não poupe elogios à capital nordestina. Lá, acontecerão alguns jogos na Arena das Dunas. O estádio é recém inaugurado e ainda passa por alguns ajustes de instalação. O local é o mesmo que ficava o estádio Machadão – demolido para a Copa. O novo estádio tem capacidade para 42.086 pessoas e área para camarotes, praça de alimentação e esportes radicais. Mas gol fora é ir para Natal e não aproveitar um pouco da cidade – que é um verdadeiro encanto. Quem vai par lá, fica na torcida para que o dia dure. E dure muito. O sol ilumina a areia fofinha e quentinha das praias. O banho de mar em Natal é diferente do banho em qualquer outra praia do Brasil. As ondas são fortes, mas não traiçoeiras. O toque da água é capaz de proporcionar relaxamento e sensação de bem estar às pessoas. É onde o placar marca 10 para calmaria e 0 para o estresse.

Foto: Divulgação. Pontamar Praia Hotel

Foto: Divulgação. Pontamar Praia Hotel

Outra característica convidativa de natal é a hospitalidade. As pessoas costumam ser tranquilas e tratam os turistas com simpatia e atenção. Para relaxar com mais conforto, o hotel cinco estrelas Serhs dispõe de piscinas externas. Uma delas em forma de onda, onde o hóspede pode usufruir dos serviços de bar à beira da piscina. Outro serviço atrativo é a piscina coberta e climatizada. A água chega a tingir 34º C, tem forte jato de água, hidromassagem e espreguiçadeiras para descanso. A profundidade máxima é de 1,45m.

Outra opção belíssima é a visão do Pontalmar Praia Hotel. Lá, quem relaxa à beira da piscina tem vista panorâmica para a Praia de Ponta Negra e para o Morro do Careca – duas procuradas atrações turísticas de Natal. O Estado do Rio Grande do Norte merece ser ainda mais explorado e uma visita à Praia de Pipa ou às dunas de Genipabu – no município de Extremoz. Em Genipabu, os passeios de bugue e à camelo são tradicionais. Os dois últimos locais ficam a uma hora da capital

Foto: Divulgação. Serhs Natal Grand Hotel

Foto: Divulgação. Serhs Natal Grand Hotel

Depois de tantas aventuras, uma parada para comer uma (ou mais) tapioca é merecida. A tapiocaria Casa de Taipa oferece tapiocas de cair o queixo. Os recheios sugeridos no cardápio é variado, como: calabresa, presunto com queijo, carne seca, manteiga e até brigadeiro. O endereço da casa de taipa é: Rua Doutor Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 130-A.

Foto: Divulgação. Estádio Fonte Nova.

Foto: Divulgação. Estádio Fonte Nova.

Salvador – Bahia

O destino é craque. É escolhido por gente do Brasil e do mundo. A capital conta com locais históricos, como o largo do pelourinho e o elevador Lacerda – primeiro elevador urbano do mundo. O transporte leva as pessoas da Praça Cairu, na Cidade Baixa até a Praça Thomé de Souza – na cidade alta. Há outros pontos turísticos de referência na cidade, como a agradável da Praia do Forte – um dos pontos mais badalados do litoral baiano.

Na cidade, estão diversos elementos africanos como: rodas de capoeira, batidas de agogôs, rituais de candomblé e luta misturada com dança – inventada pelos escravos.

Foto: Divulgação. Zank Boutique Hotel

Foto: Divulgação. Zank Boutique Hotel

E é em meio a esse cenário, no estádio Fonte Nova, que devem acontecer alguns jogos da copa. Os 50 mil lugares da arena são cobertos. As obras duraram dois anos e ocupou o lugar do antigo estádio Octávio Mangabeira – inaugurado em 1951. Uma das hospedagens mais VIP’s em Salvador é a do Zank Boutique Hotel. Todos os ambientes do local foram cuidadosamente projetados. A piscina de fundo infinito é comprida, estreita e cercada por paredes de vidro.

Em outro resort de luxo, a piscina não tem a decoração mais delicada – e não menos incrível. Vila Galé Marés parece um pedaço artificial do oceano. Parte dela lembra até uma ilha: uma ponte faz o acesso e há uma área para acomodar cadeiras. A proposta do projeto é aproximar o ambiente da natureza. Os detalhes lembram aqueles jardins bem tranquilos. No interior, há piscina aquecida. É o lugar perfeito para descansar depois de

um dia inteiro de passeio. O local fica a 42 quilômetros do aeroporto de Salvador e perto da praia de Guarajuba.

Foto: Divulgação. Vila Galé Marés

Foto: Divulgação. Vila Galé Marés

É útil saber que em junho e julho, a temperatura na cidade oscila entre 18 ºC e 25 ºC. Lá, esse é um período em que chove muito e alguns pontos podem ter alagamento e intensificar o trânsito.

Para comer em Salvador, é impossível não falar do famoso acarajé. O bolinho faz parte da cultura baiana e é servido por mulheres com vestimenta branca – a mesma usada em terreiros da religião candomblé.

Comida típica baiana: a acarajé é feito de bolinho frito e recheado com camarão, vatapá e caruaru.

Comida típica baiana: a acarajé é feito de bolinho frito e recheado com camarão, vatapá e caruaru.

As hospedagem das seleções mundiais

Referência: Estadão

Com a Copa no Brasil, jogadores do mundo inteiro se hospedarão no país do futebol. Os atletas usufruirão das piscinas mais bonitas do país. Conheça alguns dos locais reservados para receber os craques.

O Radisson Maceió, em Alagoas, receberá a seleção de Gama. O time africano poderá desfrutar desta piscina com vista para o mar. O treinamento acontecerá no estádio Rei Pelé – a 06 quilômetros do hotel.
Rodisson Maceió
A seleção croata ainda não sabe se vai conquistar o troféu da Copa do mundo. Em Todo caso, eles já garantiram uma vitória: a hospedagem num luxuosíssimo resort na Praia do Forte, na Bahia. O hotel Tivoli Ecoresort fica na região cercada de mata perto de Salvador. O centro de treinamento da Praia do Forte, aonde irão realizar os treinos, tem capacidade para 340 pessoas e fica a 2 quilômetros do local de hospedagem.
Hotel Tivoli Ecoresort
Os jogadores australianos ficarão hospedados em Vitória, no Espírito Santo – no hotel Ilha do Boi. Os treinos acontecerão no Estádio Engenheiro Alencar de Araripe. Se a temperatura colaborar, de repente eles poderão tomar banho nesta piscina circular.
Hotel Ilha de Boi
Mangaratiba – em frente à baía de Ilha Grande – a 85 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro – é o local escolhido pela seleção italiana. O hotel conta com um campo oficial para que eles realizem os treinos. O exótico do local cercado por montanhas, é a decoração à la habitat africano: onde há zebras, avestruzes e outros animais exóticos.
Hotel Mangaratiba
A seleção do Equador tem uma das hospedagens mais invejadas da temporada. Em Viamão, no Rio Grande do Sul, o Vila Ventura Hotéis oferece piscinas belíssimas – além é claro, da arquitetura curiosa. Uma das piscinas é parecida com uma caverna. A piscina descoberta é mais bem iluminada e cercada por incríveis detalhes de madeira. Lá mesmo, um mini zoológico com importantes espécies da fauna brasileira. Será que a seleção estrangeira vai aproveitar só os gramados dos novos estádios?
Vila Ventura Hotéis
Para não dizer que não falamos de nós, a concentração da seleção se hospedará na Granja Comary , em Teresópolis – região serrana do Rio de Janeiro. Olha só a piscina coberta que será só deles…
Granja Comary

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *