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Qualidade nas Vendas

Postado em 12 de janeiro de 2016 | 0 comentários

Por Lázaro Contreras

Matéria publicada na revista Anapp – Edição 124

O que mais ouço das pessoas é: “Tomara que esse ano acabe logo…”. Talvez elas achem que a partir de janeiro de 2016 uma chave será virada e as coisas serão melhores naturalmente e sem nenhum esforço. Não é a primeira vez e nem será a última em que passaremos por um ano instável e repleto de incertezas econômicas como esse de 2015.

Não podemos controlar o cenário político-econômico favorecendo o nosso setor de atividade. Mas podemos controlar as nossas ações em vendas para superar esses momentos de instabilidade e termos bons resultados e lucros. A questão é: “Onde está o meu foco? ” O meu foco está na crise ou na superação da crise?

Estamos acostumados a pensar nas coisas que dão mais trabalho, que mais nos incomodam e acabamos esquecendo de buscar soluções e oportunidades para superarmos momentos como esse. Fortalecer e investir em vendas é a melhor forma de você buscar essa superação.

Duas estratégias básicas para vender mais são Quantidade e Qualidade. Quantidade é a busca por novos clientes através de novas ferramentas de prospecção e/ou estratégias para atrair novos clientes para nosso negócio. E Qualidade é a busca por aperfeiçoamento técnico e prático no processo de venda, desde a forma como você aborda o cliente até o modo como você investiga e/ou desperta necessidades e também como você conduz o cliente para o fechamento da venda.

E nesse artigo eu tenho três dicas para melhorar a qualidade das suas vendas:

Abordagem

Crie credibilidade. Desenvolva um discurso inicial onde o cliente perceba, em poucas palavras, como a sua empresa/produto/serviço tem experiência e capacidade para atendê-lo. Desenvolver um discurso significa pensar e organizar de forma estratégica e inteligente como falar pouco para gerar cada vez mais interesse no que você tem para oferecer.

Investigação

Durante uma reunião de vendas, muitos vendedores enxergam o cliente apenas como uma oportunidade para ganhar dinheiro e atingir sua meta. Não estou dizendo que não devem ter essa preocupação ou mesmo o foco em ganhar dinheiro na venda. Mas ter apenas esses fatores como prioridade pode prejudicar a qualidade da sua venda. Devemos ter em mente que o cliente tem dúvidas e medos ao comprar. O principal objetivo de um vendedor profissional é identificar quais pistas o cliente nos dá para percebermos essas necessidades, medos e receios para que, somente assim, possamos oferecer um produto/serviço que atenda exatamente o que ele precisa. Isso é vender com qualidade.

Fechamento

As pessoas gostam da sensação de poder comprar algo. Principalmente quando fazem uma boa compra. Mas para efetivar a venda, o vendedor deve saber conduzir o cliente para a tomada de decisão. Desenvolva frases-chave para conduzir o cliente para o fechamento de acordo com o seu negócio. Frases como: “Em quantas vezes quer parcelar?”, “Qual a bandeira do seu cartão?” são sutis e ajudam a conduzir o cliente para o fechamento de forma muito natural.

Até a próxima!

Lázaro Contreras é palestrante motivacional,
com 19 anos de experiência como
empreendedor na área comercial,
comunicação e comportamento humano.

Author: admin

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