Faça seu login

Cuidados especiais para reformar a sua piscina

Postado em 18 de setembro de 2014 | 8 comentários

Não importa se ela é de fibra, vinil ou azulejo. Com o passar dos anos, o surgimento de problemas é comum no espaço para banhos. Chega a hora em que é necessário dar mais atenção para a reforma da sua piscina e proporcionar  o tratamento de rejuvenescimento. Para redobrarmos os cuidados, a engenheira civil responsável pela Vida e Sol Piscina, Bete Anan, compartilha um pouco dos seus 30 anos de bagagem no ramo.

Quando a  piscina de azulejo não recebe o tratamento adequado, tem grande chance de proliferação de fungos no rejunte – que tende a ficar escuro e encardido. Na piscina de vinil ocorre o embranquecimento e o ressecamento do revestimento. No caso da  piscina de fibra, ocorre o embranquecimento da fibra, que precisa de  polimento ou repintura para correção. “Antes de dar início ao serviço, a investigação é indispensável”, alerta Bete.

Se  houver lençol freático ou chuva capaz de inundar o terreno, a fibra pode não resistir e rachar.   Nas piscinas de azulejo o risco é menor, mas não deve ser ignorado. No caso do vinil, não há risco de esvaziar a piscina se a estrutura não for impermeabilizada, ou seja, ela é como uma peneira e por isso não sofre os efeitos da pressão negativa. Abaixo, ela revela outra informações úteis para quem trabalha com construção de piscinas.

Piscina de azulejo ou pastilha

O rejuvenescimento é feito com a limpeza e reposição do rejunte.  O primeiro passo é esvaziar a piscina lentamente, deixando um espelho de 20 cm e, assim,  evitar a dilatação da estrutura. Para limpar o rejunte das paredes e do fundo, utilizar escova de aço que não enferruja – do contrário, a piscina ficará manchada.  Depois é preciso esvaziar o restante da água e, em seguida, execute a recolocação do rejunte no menor tempo possível. Para aumentar a aderência, não esqueça de utilizar cola na água de preparo do rejunte.
Dica para o lojista: Durante o serviço, cuidado para não furar a impermeabilização e o calafete ao redor dos bocais. Coloque no contrato que o trabalho de limpeza e reaplicação do rejunte não elimina vazamentos. Se for o caso, recomende a contratação de um caça vazamentos para examinar se há problemas na rede. Se encontrados, é necessário eliminá-los antes de trocar o rejunte.

Troca de vinil

Este é o tratamento de rejuvenescimento mais fácil e que deixa a piscina completamente nova. Normalmente o piso ao redor também precisa ser limpo para que o resultado seja satisfatório.

Dica para o lojista:  cuidado com os dispositivos! Normalmente os espelhos estão ressecados e racham durante a troca.  Contabilize o risco de ter de trocar o dispositivo, skimer ou refletor  – tanto pela falta de flangeamento quanto pelo risco de quebrar o nicho na hora do reaperto. Isso provoca vazamento e prejuízo.  No contrato, alerte que se houver suspeita de vazamento na rede hidráulica, o conserto deve ser feito antes da troca do vinil.

 

Fibra desbotada

A manutenção da piscina de fibra deve ser feita na estação das secas, quando não há  risco de chuva capaz de alagar o terreno – o que pode rachar a fibra se o lençol estiver em cima do fundo.  Se o fundo começar a levantar durante o esvaziamento,  a operação deve ser cancelada e então um poço na lateral para drenar a água tem de ser feito. O rejuvenescimento é feito com o polimento da fibra – o mesmo procedimento realizado em pintura de carros.

Dica para o lojista:  alertar o cliente que a resina é um material muito resistente e pode ser polida diversas vezes.  A durabilidade da pintura é de no máximo de 3 anos.

Author: admin

Compartilhar

8 Comentários

  1. Meus parabéns, gostei da materia. tenho uma piscina que soltou 6 ladrinhos do fundo, posso baixar a agua ate 20 centimetros e fazer a troca dos azulejos e uma limpeza rapida. Apos recolocar a agua. no mesmo dia. Qual o cimento que eu posso usar para assentar esses azulejos embaixo da agua. Obrigado.

    Post a Reply
  2. Olá, tenho uma piscina de fibra, pequena. Qual é o material que deve ser usado para pintar ela? Obrigado.

    Post a Reply
  3. Eu tenho uma piscina de azulejo…100 mil litros. Ela tá rachando na parede, a rachadura tá grande.
    Pensei em quebrar em esvaziar o necessário, quebrar em volta, colocar uma malha de ferro e concretar com impermeabilizante…

    Para uma solução mais forte, pensei em fazer colunas, cinta e concreto armado com impermeabilizante na parede lateral, que tem 10 metros de comprimento…

    Qual sua sugestão?

    Post a Reply
  4. Eu tenho uma piscina de azulejo…100 mil litros. Ela tá rachando na parede, a rachadura tá grande.
    Pensei em quebrar em esvaziar o necessário, quebrar em volta, colocar uma malha de ferro e concretar com impermeabilizante…

    Para uma solução mais forte, pensei em fazer colunas, cinta e concreto armado com impermeabilizante na parede lateral, que tem 10 metros de comprimento…

    Qual sua sugestão?

    Post a Reply
  5. Preciso consertar o rejunte da piscina queria saber por quantos dias ela pode ficar sem água?

    Post a Reply
  6. Boa tarde!

    Precisamos pintar a piscina está com uma aparência muito feia, ela é fibra e está sob um deck, quantos dias ela pode ficar sem água para pintura.

    Obrigada!

    Post a Reply
  7. a explicação foi muito didática e não ficou duvidas. Após reaplicar o rejunte, quando poderá ser novamente enchida a piscina?

    Post a Reply
    • Olá, Marco. De acordo com os especialistas, assim que o rejunte secar, a piscina deve ser enchida imediatamente.

      Post a Reply

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *