Faça seu login

Piscinas contemporâneas

Postado em 12 de agosto de 2014 | 0 comentários

Piscinas e áreas de lazer são as grandes estrelas de um projeto contemporâneo. É nesse ambiente que as pessoas vivem momentos de relaxamento com os familiares ou relaxamento com os amigos. Anteriormente, esses espaços eram construídos com certa distância da casa. Hoje, são integrados ao imóvel e facilitam a circulação e o uso de todos os ambientes.

arquitetura-1

Vista noturna completa do ambiente aquático/Divulgação

Principalmente nos finais de semana, a piscina é a área mais frequentada da casa. É por isso que os projetos arquitetônicos contemplam essa estrutura. Para tornar o ambiente ainda mais agradável e visualmente atrativo, sauna, espaço gourmet, spa, sala de ginástica, prainha, bar aquático, queda d’água e chuveiro são detalhes que fazem a diferença.

arquitetura-2

Spa vizinho da piscina conta com sistema de iluminação de fibra ótica/Divulgação

 

Bares aquáticos com banquetas de inox dentro da água e prainhas, onde as crianças podem brincar tranquilas são propostas inteligentes e que reforçam a beleza do projeto.

arquitetura-3

Bar aquático é atrativo de piscina residencial/Divulgação

 

As prainhas tem dupla função: podem ser espreguiçadeiras para quem gosta de tomar sol e se refrescar ao mesmo tempo. Ilhas com plantas verticais localizadas dentro da piscina ajudam a compor o clima natural. “Em nossos projetos a piscina e seu entorno são o coração e a alma da casa. As formas orgânicas são minhas favoritas, pois refletem as curvas encontradas na natureza. Aliás, esse é o segredo: criar dentro da casa um cantinho de mata, ou de floresta, trazendo para o lar todo o bem estar proporcionado pelos ambientes naturais”, conta a designer de interiores Iara Kílaris.

Ao fundo, cascatas e plantas harmonizam o ambiente/Divulgação

Ao fundo, cascatas e plantas harmonizam o ambiente/Divulgação

 

Segundo Kílaris, o piso mais indicado para ser colocado em volta da piscina é o atérmico. “Mas a pedra também pode ser usada. O importante é que a textura do revestimento evite acidentes na área molhada. É possível mesclar a pedra com um deck de madeira. Essa mistura possibilita um ar rústico e ao mesmo tempo elegante. A borda pode ser de mármore branco apicoado, que valoriza e realça as formas”, detalha.
Existem diversos revestimentos para as piscinas. A pastilha de porcelana especial, por exemplo, é uma opção. Com tamanhos e cores diferentes, é possível criar um cenário que reproduza o fundo do mar. Usando tons de azuis mais claros e escuros, é possível realçar a sensação de diferentes profundidades.

 

Pastilha de porcelana realça profundidade e azul das piscinas/Divulgação

Pastilha de porcelana realça profundidade e azul das piscinas/Divulgação

 

Uma das instalações que valorizaram a piscina contemporânea é o sistema de aquecimento. “Isso valoriza o espaço e permite que ela seja aproveitada nas quatro estações do ano”, explica Iara. No mercado, há opções como aquecimento por troca de temperatura, placa solar ou sistema a gás. Para garantir o melhor funcionamento e eficiência do sistema escolhido, é necessária uma avaliação do local onde a piscina foi construída. Temperatura e insolação são variantes que devem ser levadas em consideração no momento da escolha.

Sobre o arquiteto:
A arquitetura grega influencia a carreira de Aquiles Nícolas Kílaris. Ele é contemporâneo e é reconhecido por sua versatilidade em criar obras com a arquitetura variada e funcional. Tal característica define uma personalidade com forte influência artística impressa em projetos residenciais e industriais. Em 22 anos de profissão, seus projetos são marcantes e ele não faz restrição ao tamanho dos projetos. O importante para ele é concretizar seus trabalhos com beleza e qualidade.

 

 

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *