Faça seu login

WAPSA – ALIANÇA MUNDIAL DE ASSOCIAÇÕES DE PISCINAS

Postado em 10 de maio de 2018 | 0 comentários

ANAPP é uma das proponentes da iniciativa que vai padronizar dados, procedimentos normativos, capacitação e atendimento

Durante o seminário Pool Summit, uma das atividades da feira Piscine Global, realizada em novembro de 2016, em Lion, na França, o superintendente da ANAPP, Marcelo Mesquita, lançou as seguintes questões ao público: Quantas piscinas existem no Brasil? Os brasileiros ocupam a segunda posição no ranking mundial? As duas perguntas geram dúvidas até hoje, não apenas em nosso País. A ANAPP apresentou, então, aos participantes do evento proposta de parceria com a Google, por meio da empresa brasileira Geoambiente. O objetivo do projeto é estudar e confirmar dados do mercado de piscina, com a utilização de ferramenta de georreferenciamento e metodologia adequada para a tabulação e atualização dos dados do segmento no Brasil. Ainda durante o evento Piscine Global, o superintendente da ANAPP trocou informações com Chris Hayes, da Federação Britânica de Piscinas (BSPF), Richard Gottwald, da Associação Norte-americana dos Profissionais de Piscinas e SPAs (APSP), e DieterRangon, da Federação Alemã de Piscinas e Wellness (BSW). Nascia a ideia de criar uma Aliança Mundial para padronizar informações, procedimentos e estatísticas das associações setoriais nos diversos países. Foram realizadas ao longo de 2017 reuniões preparatórias, por meio de videoconferência com representantes das quatro associações, tendo como meta promover o 1° Encontro de Associações. O evento se aconteceu na Alemanha, em Colônia, na feira Aquanale, nos dias 8 e 9 de outubro, quando 16 associações institucionalizaram a Aliança Mundial. Os participantes da aliança concordaram em compilar dados disponíveis sobre mercado, capacitação de pessoas e de segurança, bem como explorar questões comuns compartilhadas pela indústria em todo o mundo. Estiveram presentes no “kick-off” representantes da Austrália, Alemanha, França, Grécia, Itália, Canadá, México, Áustria, Portugal, Romênia, Suécia, Suíça, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Devido às eleições para renovar a diretoria da ANAPP, o Brasil não compareceu no evento.

Interesse comum e mercados: Batizado de WAPSA – World Alliance of Pool and Spa Associations, o grupo identificou no encontro três áreas de interesse comum das indústrias, independentemente do país de origem: estatísticas e dados de atividade do mercado; capacitação de profissionais; e segurança, considerando definição de padrões e de relacionamento com os consumidores. De acordo com Chris Hayes, um dos representantes de 16 países reunidos na feira de Colônia e também organizador do encontro da WAPSA, “os representantes concordaram em formar um grupo de trabalho informal, inicialmente destinado a consolidar dados e estatísticas de todas as associações envolvidas. O grupo também está aberto a identificar melhores práticas em ações de capacitação e troca conceitos de desenvolvimento e questões relacionadas à segurança.” Richard Gottwald destacou a importância da padronização: “Nossos fabricantes estão vendendo mais no mercado mundial e precisam entender o que acontece em relação aos padrões e melhores práticas. Queremos garantir que os padrões adotados na Europa sejam iguais ou quase iguais aos dos Estados Unidos, de modo que os fabricantes não tenham mais de fazer produtos específicos para entrar em diferentes mercados”. Anfitrião da reunião em Aquanale e apoiador da iniciativa, Dieter Rangon disse que essa estrutura comum pode, por um lado, ajudar o setor a melhorar sua comunicação com políticos e governos. E, por outro, dar um impulso para novas atividades de marketing. “Trata-se de uma missão conjunta: promover e proteger os interesses da indústria de piscinas e spas”, completa.

Novas ações em 2018: A aliança criou até o momento grupos de tarefas para cada um desses três objetivos. Eles vão coletar dados e explorar movimentos e estratégias neste ano, através de videoconferência. Ainda em dezembro do ano passado e janeiro de 2018, a ANAPP participou de nova reunião de planejamento com a BSPF, APSP e BSW. Os trabalhos vão se desenvolver ao longo do ano com objetivo de apresentar os resultados dessa ação no evento Piscine Global 2018, em Lion.

Fonte Revista Anapp: Edição 137

Author: admin

Compartilhar

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *